Campo Grande (MS) – O superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta, representou o governador Reinaldo Azambuja na abertura da Tecnofam 2018 na terça-feira (17) e destacou as ações do Governo do Estado para o fomento da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. A Tecnofam é o maior evento de tecnologia e inovação em agricultura familiar do Estado e acontece de 17 a 19 de abril em Dourados. A realização é da Embrapa Agropecuária Oeste, com o apoio do Governo, por meio da Semagro, Agraer, Imasul e Iagro e demais parceiros.
Entre as ações destacadas pelo superintendente Rogério Beretta, estão o processo de elaboração do Zoneamento Agroecológico (ZAE), que vai mapear o solo e indicar as aptidões de culturas para cada região; a assistência técnica e orientação na questão do crédito agrário e regularização fundiária para destravar o acesso ao Pronaf e outros recursos; a finalização da instalação de 17 novas estações meteorológicas, possibilitando a cobertura de praticamente toda a região produtora de grãos do Estado o trabalho conjunto com as Câmaras Setoriais.
“O leite, por exemplo é uma das principais atividades produtivas do pequeno. Nós dialogamos com a Câmara Setorial do Leite e o Governo concedeu a isenção de ICMS nas operações de saída de leite fluido (para retirar o excedente de produção) do Estado. Além disso, negociamos a redução da pauta fiscal da mussarela, que é o segundo principal produto da cadeia produtiva e estamos discutindo formas de aumentar o consumo de leite barriga mole”, comentou Beretta.
O superintendente da Semagro lembrou que o agricultor familiar abastece a mesa da população, com 70% da cesta básica brasileira e fortalecer essa produção, proporciona competitividade e fortalece o setor. “É com eventos como a Tecnofam que o poder público contribui para que o pequeno produtor tenha acesso e leve para o campo as novidades tecnológicas e de inovação produzidas pela Embrapa e outros órgãos de pesquisa, como a Agraer, Fundect e as instituições de ensino superior”, afirmou.
Participaram da cerimônia de abertura o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus, a reitora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Liane Calarge; a prefeita de Dourados, Délia Razuk; o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito; o coordenador-geral da APOMS, Raimundo Rossi; e o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira Borges. Além de Asmus, os chefes-gerais das Unidades de MS, Ronney Mamede e Jorge Lara, Gado de Corte e Pantanal, respectivamente, reforçaram a equipe da Embrapa na abertura.
Tecnologias – Nos oito hectares de feira, os visitantes encontram 25 tecnologias a campo e seis oficinas práticas disponíveis até o dia 19, quinta-feira. Manejo sustentável em horticultura, variedades de mandioca, sistemas de irrigação, cultivares de hortaliças, flores tropicais, suplementação alimentar de bovinos na seca, galinheiro móvel, feijão carioca, algodão colorido, milhos especiais, consórcio milho – braquiária, plantas de cobertura e forrageiras para alimentação animal são alguns exemplos.
Parceiros – O evento é uma realização da Embrapa, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems). O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Dourados, da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), Sebrae, Senar, além de Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), representado por 14 Unidades da Embrapa.