Semana da Ciência e Tecnologia atrai 3 mil visitantes em Campo Grande

Categoria: CIÊNCIA TECNOLOGIA & INOVAÇÃO | Publicado: terça-feira, outubro 30, 2018 as 17:25 | Voltar

Campo Grande (MS) – Cerca de 3 mil visitantes prestigiaram a programação da Semana de Ciência e Tecnologia, realizada nos dias 17 e 18 de outubro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Estudantes e interessados puderam conferir os estandes com projetos de 46 escolas da rede pública e particular  de diversas regiões de Mato Grosso do Sul.

Neste ano o evento teve como tema "Ciência para redução da desigualdade", com vários trabalhos focados na inclusão para o aprendizado. A realização ficou a cargo da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em parceria com outras 11 entidades.

“O tema proposto desafiou alunos e professores a apresentarem projetos que estimulassem a curiosidade e motivassem a população a discutir as implicações das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil. Em Mato Grosso do Sul temos ótimos trabalhos e espaço para inovação, mas ainda precisamos de educação para avançar com a ciência, até que ela esteja totalmente presente no nosso dia a dia", afirmou o secretário Jaime Verruck, da Semagro, na abertura do evento.

Outro destaque feito pelo secretário foi a presença das escolas da rede estadual de ensino. Os estandes das 12 Coordenadorias Regionais de Educação trouxeram projetos das escolas estaduais da Capital e do interior, como o equipamento de “Datação de Compostos Orgânicos com Carbono 14”, da Escola Estadual Presidente Médici - Escola da Autoria de Naviraí; a “Cadeira de rodas motorizada” produzida na Escola Estadual Advogado Demósthenes Martins, de Campo Grande; o projeto de ”Automatização de horta escolar”, da Escola Estadual Manoel Guilherme dos Santos, de Itaquiraí; a produção de sabão ecológico e sabonete líquido a partir de óleo de cozinha, da Escola Estadual Vergelino Mateus de Oliveira, de Rio Verde de MT e iniciativas como o site IPCD – Informação, Pesquisa e Tecnologia no Combate à Desigualdade, da Escola Estadual 8 de Maio, de Iguatemi.

As atividades relacionadas à Semana de C&T acontecem até novembro. Em Mato Grosso do Sul, 2050 já foram cadastradas no site oficial do projeto, abrangendo 42 cidades sul-mato-grossenses. O objetivo, de acordo com a Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semagro, é de que sejam cadastradas atividades nos 79 municípios do Estado.

Texto: Priscilla Peres/Semagro

Publicado por: Adriana de Aguiar Viana