Agricultura e Pecuária


Mato Grosso do Sul está sempre no radar dos países consumidores de alimentos. Fato este se dá por um só motivo: qualidade e confiabilidade. Ser um celeiro para o mundo requer muitos cuidados. Com 79 municípios e sua capital, Campo Grande, o estado possui outros municípios importantes como Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Aquidauana, Nova Andradina e Naviraí. No coração do Brasil: O território sul-mato-grossense localiza-se entre as duas bacias hidrográficas: a do Rio Paraguai e do Rio Paraná, e faz fronteira internacional com a Bolívia e Paraguai.

Com um rebanho bovino de 20 milhões de animais, uma área de pastagem de 16 milhões de ha, distribuídos em mais de 85 mil propriedades rurais, o estado conta ainda com 2.4 milhões de ha de área de soja. Baseado em pilares sólidos, o agronegócio do estado vislumbra também ações de sustentabilidade.

A Superintendência de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar – SUPRAFA tem dentro entre suas atribuições promover ações voltadas ao aumento da produtividade, da competitividade e do empreendedorismo, por meio de iniciativas dirigidas ao setor produtivo rural adequando às reais demandas do mercado;

Para isso programas de fomento estão organizados na agricultura e pecuária:

AGRICULTURA

O Programa de Desenvolvimento da Produção Agropecuária-MS (PDAgro) oferece redução da carga tributária para as culturas de algodão, milho, feijão, arroz, sorgo, trigo e girassol. Os incentivos variam entre o mínimo de 22% e podem chegar a 75% de redução do ICMS estadual. O objetivo do Programa é estimular o aumento da produção agrícola em bases sustentáveis, utilizando a pesquisa como estratégia para gerar renda e emprego à população, por isso é esperado a participação do maior número de agricultores.

O Decreto nº 9.716 de 01/12/1999 Institui o Programa de Desenvolvimento da Produção Agropecuária (PDAgro) que concede incentivos fiscais a produtores do Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências.

PECUÁRIA

O Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (PROAPE) visa à expansão e o fortalecimento da bovinocultura, da suinocultura, da avicultura, da ovinocaprinocultura e da piscicultura.

É um programa criado pelo Governo do Estado de MS, conforme decreto n.º 11.176 de 11/04/2003, coordenado pela SEMADESC, com a finalidade de promover o desenvolvimento da pecuária sul-mato-grossense, com produtos de qualidade, resultantes de cadeias produtivas competitivas, socialmente justas, ambientalmente corretas e economicamente viáveis.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.