Campo Grande (MS) – A simplificação de procedimentos e o investimento em aparato administrativo e tecnológico são as diretrizes adotadas pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) – órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) – para atender os usuários do órgão de forma mais eficiente na atual gestão do governador Reinaldo Azambuja. As ações realizadas com esse objetivo ao longo de 2015 e no primeiro semestre de 2016 foram apresentadas na manhã desta terça-feira (12) aos membros do Conselho de Administração da Junta, em sua primeira reunião ordinária do ano.
Participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, o secretário de Fazenda, Márcio Monteiro, o presidente da Jucems, Augusto César Ferreira de Castro, o presidente da 1ª Turma de vogais, José Armando Cerqueira Amado (Famasul), o presidente da 2ª Turma de vogais, Carlos Rubens de Oliveira e o presidente da 3ª Turma de vogais, Francisco Maximiano de Arruda (Faems).
“Implantamos uma série de medidas para promover a eficiência da Junta no atendimento ao usuário e os resultados já estão aparecendo. Somente em 2015 foram emitidos 40 mil certificados por meio do site do órgão, um dos serviços e facilidades que oferecemos aos nossos clientes, além da implantação da RedeSim e da Via Única”, lembrou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck após a reunião do Conselho.
Uma das pautas da reunião foi eleição da presidência do Conselho, com a designação do secretário Jaime Verruck para ocupar o cargo. “Houve o entendimento dos membros de que tratava-se de uma prerrogativa do titular da pasta à qual a Junta está vinculada”, informou o presidente da Jucems e secretário-geral do Conselho, Augusto de Castro.
O Conselho aprovou o plano de investimentos da Junta para os projetos de reforma e modernização da estrutura, aquisição veículos e equipamentos de TI, além do balanço do plano de gestão anual referente ao ano de 2015 e as ações para a expansão da RedeSim nos 22 municípios atendidos pela Jucems. “Foi ressaltada a importância da continuidade das tratativas com Dourados, para que o município faça a sua adesão à RedeSim. Com mais essa inclusão vamos nos aproximar dos 80% das empresas do Estados abrangidas pela RedeSim”, lembrou o secretário. Segundo balanço apresentado pelo presidente da Jucems, Mato Grosso do Sul conta com 113 mil empresas registradas e 82 mil Microempreendedores Individuais (MEIs).
Também foi sugerido pelo Conselho o aproveitamento das Agências Fazendárias (Agenfas) no interior do Estado, para que esses locais também possam abrigar novos escritórios regionais da Jucems, ampliando a abrangência territorial da Junta. A sugestão foi aprovada pelo secretário Márcio Monteiro, que fará os devidos encaminhamentos para a viabilização da proposta.
Além de aprovar o relatório anual de gestão e das atividades da Jucems e os demonstrativos orçamentário, financeiro e patrimonial do ano de 2015, o Conselho também aprovou a alteração do Regimento Interno para inclusão de conselheiros suplentes no Conselho de Administração; a mudança na periodicidade das reuniões do Conselho, passando de uma vez por trimestre para uma vez por semestre e a inclusão de membros suplentes, a serem indicados posteriormente pelos titulares.

Os presidentes da 1ª, 2ª e 3ª turma de vogais da Jucems, presentes na reunião.

A reunião do Conselho de Administração da Jucems foi a primeira do ano de 2016.