Campo Grande (MS) – Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, participou na manhã de segunda-feira (4), de um encontro do GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável), em Campo Grande.
Com a presença do presidente do Grupo e do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Facchini Filho, foi feito o lançamento do Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável, que vai nortear as ações dos produtores rurais em relação a sustentabilidade agropecuária.
Ruy falou da importância de fortalecer a pecuária sustentável por meio de estudos e boas práticas e realizadas ao longo dos 10 anos desde a formação do GTPA. “O grupo foi criado em 2006 após a divulgação de vários relatórios que mostravam a situação ambiental preocupante, assim que grupos começaram a se mobilizar para estudar a questão”.
Presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, destacou que o GTPS tem o papel de fazer a comunicação com os demais segmentos da sociedade, levando informações do que é feito dentro do agronegócio com relação a sustentabilidade. Ele ainda ressaltou a parceria com o Governo do Estado em ações de sustentabilidade.
“O Estado tem que agir como indutor do desenvolvimento e isso têm sido muito bem feito pelo Governo”, disse ao detalhar que há 3 milhões de animais no Pantanal e que graças a adoção de tecnologia sustentável de produção mais de 86% ainda preserva vegetação nativa, graças ao trabalho do homem do campo.