A tecnologia das “Fazendas Inteligentes” aumenta os índices produtivos e reduz desperdícios, assegurando bem-estar animal e adequação às normatizações do mercado consumidor
Esta palestra faz parte do “I Congresso de Zootecnia de Precisão, do Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos. As inscrições são pagas e podem ser feitas no Site: http://www.zootecniaprecisao.com.br/ As atividades cotidianas de uma granja, como o manejo, a nutrição, os cuidados com a sanidade e o bem-estar animal podem ser detalhadamente gerenciadas e monitoradas em tempo real com a ajuda tecnológica, aumentando a eficiência e a qualidade da produção e facilitando a tomada de decisão. A zootecnia de precisão oferece o apuro de aplicativos e equipamentos específicos a um trabalho que antes era feito de forma manual.
O I Congresso de Zootecnia de Precisão abre a Programação dos Seminários Técnicos e Científicos de Aves e Suínos, da AveSui 2016, para discutir o tema “Fazendas Inteligentes” por meio da zootécnica, com a participação de nomes como os dos doutores Richard Gates, Daniel Berkmans, Daniella Moura e Nilsa Duarte da Silva.
A doutora Nilsa Duarte, zootecnista da Unicamp, apresenta a palestra “Nutrição de Precisão – Análise do comportamento ingestivo das aves”. Para Nilsa, a tecnologia é fundamental tanto para o bem-estar animal quanto na redução de gastos, considerando que a alimentação é responsável por até 70% do custo da produção avícola.
A zootecnia de precisão ainda está em fase inicial de aplicação nas granjas suinícolas, mas já é muito difundida na produção de aves, até por conta do Brasil ser o maior exportador mundial de frangos. Os aviários são equipados com sensores, câmeras e microfones para a interpretação do comportamento dos animais – fornecendo dados para a identificação de situações de estresse e padrões comportamentais muito sutis –, além de controlar as condições biométricas do ambiente.
Alguns padrões de comportamento das aves são observáveis apenas por meio de câmeras apropriadas. Esta análise minuciosa é “um método não invasivo que permite avaliar a interação entre as aves e com o meio de criação, gerando dados que depois de avaliados produzem informações sobre as preferências sociais e ambientais”, explica a zootecnista. Informações como o tempo gasto durante a ingestão de ração podem estar relacionadas à condição de conforto térmico. De acordo com a leitura, fatores como temperatura, ventilação e luminosidade podem ser adaptados.
A partir dos dados que são coletados e estudados atualmente, a expectativa é de que no futuro os sistemas de climatização, de abastecimento de água e de distribuição de ração sejam automatizados de acordo com as reações e comportamentos animais interpretados pelos próprios sensores inteligentes, reduzindo perdas para o sistema de produção animal, principalmente na alimentação.
Na avicultura, um produtor chega a ser cinco vezes mais eficiente quando auxiliado por um sistema de precisão. De acordo com José Antonio Ribas Jr., gestor da área corporativa de aves e suínos da JBS no Brasil, o modelo convencional de aviários requer um produtor para cada 18 mil aves, enquanto nos sistemas mais modernos são produzidas 100 mil aves para cada produtor.
AveSui 2016
A AveSui cria oportunidades de novas parcerias, investimentos, pesquisas, discussões de mercado e atualização técnica e cientifica. A feira é palco de lançamentos exclusivos e de discussões pertinentes aos setores suinícola e avícola, onde serão apresentadas todas as novidades e tendências mundiais em produção intensiva de proteína animal, novas tecnologias e produtos e soluções para aplicação no sistema produtivo.
Programação:
I Congresso de Zootecnia de Precisão – 03 DE MAIO
Coordenação: Dra. Daniella Jorge de Moura – Professora Livre Docente, Feagri – Coordenadora da Pós – Graduação
09:00 Controle Integrado: Inovação para Otimizar a Produção de Aves e Suínos – Dr. Jean Michel Winter (Engenheiro Elétrico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
09:45 Ouvindo os animais – Animal Sound Talks – tecnologia para monitoramento da saúde animal através do som- Dr. Tomas Norton (Professor da Universidade de Ku Leuven – Bélgica)
11:00 Nutrição de Precisão – Análise do comportamento ingestivo das aves – Dra. Nilsa Duarte da Silva Lima (Zootecnista doutoranda em Engenharia Agrícola – Feagri / Unicamp)
11:45 Ambiência de Precisão – Tecnologias de avaliação e controle ambiental em galpões- Dra. Daniella Jorge de Moura (Professora livre docente – Feagri – Coordenadora de Pós Graduação)
14:00 Zootecnia de Precisão para suporte à tomada de decisão na Bovinocultura de Leite de Corte – Dr. Marcelo Neves Ribas (Diretor Executivo da Intergado Tecnologia)
14:45 Preferência dos animais – Estudo sobre o comportamento animal – Dr. Richard Gates (Professor da Universidade de Illinois – EUA)
15:30 “Dark Factory”; Fábricas de Nutrição Animal do futuro, usando dispositivos móveis para atingimento de uma Alta Eficiência.- Sr. Álvaro Ghedin (Diretor Presidente da AGPR5)
Fonte: Redação AI.SI