O Gretap/MS (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) realiza desde essa terça-feira (30) até a quinta-feira (1º de junho), no auditório do Sebrae, em Campo Grande, o II Workshop para discutir estratégias e ações visando prevenir e combater incêndios florestais. Participam profissionais técnicos de diferentes áreas e servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semades), Corpo de Bombeiros, Imasul, Iagro, Polícia Militar Ambiental, Conselhos Regionais de Biologia, Medicina Veterinária, Instituto do Homem Pantaneiro, Instituto Arara Azul, ICAS, Universidades Federal (UFMS), UCDB, Uniderp e empresas de tecnologia da informação.
A meta é promover um encontro técnico com diversas instituições e profissionais para debater os efeitos do fogo junto aos animais silvestres e domésticos nos biomas do Estado, bem como, propor documentos e linhas de ação para delinear uma visão sistêmica do Programa Estadual de Resgate Técnico Animal, com foco principal em animais silvestres.
Pela manhã de hoje (30) aconteceram quatro palestras: Panorama de Incêndios Florestais em MS, Relação cheia x fogo: como o acúmulo de matéria orgânica pode interferir nos incêndios florestais; Distribuição de animais de produção no MS; e Hotspot de fauna: mapeamento na região da Serra do Amolar. Na parte da tarde, outras quatro: Impacto do fogo na população de onça pintada no Pantanal de MS; Impacto do fogo na população de tamanduás de MS; Incêndios florestais x Atropelamentos em rodovias de MS; Impacto do fogo na saúde das araras.
Na quarta-feira (31) a programação prossegue com os temas divididos por Grupos de Trabalho. O GT 1 abordará “Mapa do fogo: previsão de área de maior risco para incêndios florestais em 2023; Mapa de calor para risco de incêndios florestais”. O GT 2, “Pós-fogo, consequências para a fauna, medidas de mitigação”; o GT 3, “Atendimentos, recebimentos e destinação de animais durante as operações: Fluxograma de atendimentos, recebimentos de animais silvestres e domésticos”; e o GT 4, “Programa Estrada Viva MS, Sistema Siriema e Sistema SIGO-MS, Mapeamento da Fauna em MS e seus riscos de atropelamento”.
No dia 1° de junho, quinta-feira, os grupos voltam a fazer apresentações pela manhã. O encerramento do Workshop está previsto para as 11 horas. Quem quiser assistir, pode comparecer ao auditório do Sebrae, a entrada é gratuita e o evento é somente presencial.
Publicado por: João Prestes