Campo Grande (MS) – Profissionais de todas as nacionalidades ligados ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais, pesquisadores, gestores, brigadistas, bombeiros civis e militares discutem o que aconteceu e o futuro da área florestal no País
Durante a abertura técnica da Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais – Wildfire, que teve início nesta segunda-feira (28), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, e é realizada com apoio do Governo do Estado, através da Semagro, o secretário Jaime Verruck lembrou que há 4 anos, quando Mato Grosso do Sul, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e o Ibama, foi escolhido para sediar o evento, não era possível imaginar que o Estado estaria atravessando um dos momentos mais críticos da sua história recente, no que trata das queimadas.
- Abertura do WildFire 2019 Brazil, Campo Grande/MS
- Abertura do WildFire 2019 Brazil, Campo Grande/MS
- Abertura do WildFire 2019 Brazil, Campo Grande/MS
Ao mesmo tempo em que falou do elevado número de focos de incêndios que o Estado contabilizou nos últimos meses e que consumiram mais de 1 milhão de hectares, o Secretario fez menção ao trabalho dos brigadistas que ajudaram a impedir perdas de vidas, um desastre ambiental e prejuízos econômicos ainda maiores.
Na presença de mais de mil participantes de 40 países diferentes Jaime falou das dificuldades em se realizar o combate na mesma velocidade em que os focos vêm surgindo e a importância do encontro para troca de experiências e discussão sobre os trabalhos de prevenção. “Para ganharmos eficiência, precisamos ter profissionais capacitados, equipamentos e discutir continuamente novos métodos. O momento é crítico, exige mudanças substanciais das questões climáticas no mundo inteiro e eu acredito que teremos grandes ganhos com as discussões propostas durante a programação deste tão importante evento”.
O principal evento da área sobre Incêndios Florestais que chega a sua 7ª edição trouxe para ser exibido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o que há de mais moderno para o setor. Dezesseis empresas, vindas de seis países diferentes estão exibindo produtos com tecnologia e inovação, e mais 120 selecionados estão programados para serem apresentados.
Profissionais de todas as nacionalidades ligados ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais, pesquisadores, gestores, brigadistas, bombeiros civis e militares discutem o que aconteceu e o futuro da área florestal no País, no evento que tem como tema: “Frente a frente com o fogo em um mundo em mudanças: redução da vulnerabilidade das populações e dos ecossistemas por meio do Manejo Integrado do Fogo” a partir desta segunda feira, dia 28, até a próxima sexta (1), com vasta programação de painéis, palestras e visitas técnicas.
Clique aqui e confira a programação completa!
Wildfire
A Conferência promove cooperação internacional e ajuda humanitária, consolidando a estratégia global para gerenciamento de incêndios e manejo do fogo tendo como tema “Frente a frente com o fogo em um mundo em mudanças: redução da vulnerabilidade das populações e dos ecossistemas por meio do Manejo Integrado do Fogo” e subtemas: Papel / Contribuição da Sociedade Civil no Manejo Integrado do Fogo (MIF); Conceito de Manejo Integrado do Fogo para Promoção e Estabilização de Ecossistemas Resilientes; Contribuição Manejo Integrado do Fogo para a Mitigação de Impactos Secundários; Avanços Tecnológicos na Prevenção e no Combate aos Incêndios Florestais; e Manejo Integrado do Fogo como elemento chave de Políticas de Gestão de Incêndios Florestais.
Com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o evento também abre espaço para que empresas, instituições de pesquisa e especialistas exponham novas tecnologias, produtos e métodos para manejo do fogo e controle de incêndios florestais.
Texto e foto: Kelly Ventorim, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO)