Serviços de fiscalização na área de vigilância sanitária e ambiental dos órgãos vinculados à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) já utilizam de tecnologias de Inteligência Artificial para o reconhecimento de imagens e cruzamento de informações nos bancos de dados do Governo do Estado.
A Inteligência Artificial é o tema da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 28 a 30 de outubro, sob coordenação da Semagro, por meio da Superintendência de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, em parceria com a Fundect e UEMS, IFMS, SED, universidades e instituições de pesquisa e ensino. As apresentações são transmitidas ao vivo por meio da página oficial da Semagro no Facebook. Nesta quinta-feira (29), uma das apresentações da SNCT foi “Inteligência Artificial e a Evolução dos Negócios”, pelos professores Marcelo Siqueira e Jian Yari, do IFMS.
Foi utilizando de rotinas e algoritmos de Inteligência Artificial que, por exemplo, o serviço de BI (Business Intelligence – Inteligência de Negócios) e de fiscalização da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) auxiliou no planejamento das operações Ronda Agro e Hórus, desencadeadas neste mês de outubro para a apreensão de agrotóxicos irregulares em Mato Grosso do Sul. Por meio do cruzamento das informações do registro de agrotóxicos existentes na base de dados da Iagro, foram levantadas situações suspeitas de produtores e elaborados mapas das propriedades em questão.
Outro situação do uso dessa tecnologia pelo Governo do Estado foi o rastreio feito pelo setor de Geoprocessamento do Imasul nas imagens de satélite que mostravam os incêndios florestais no Pantanal para descobrir os pontos de origem dos focos de queimadas e, subsidiar as ações da Polícia Civil, DOF e PMA na Operação Fócus.
Confira aqui a programação completa da 17ª SNCT.