A média de utilização real da capacidade de abate de plantas em operação no estado ficou em 88,71% em setembro e 86,15% em outubro.
"Este período, em que foi constatada uma utilização mais elevada, coincide com os meses de maior concentração na entrega dos animais terminados em confinamento", explicou o Imea no Boletim Semanal da Bovinocultura divulgado em seu website na terça-feira (8).
"Dessa forma, com o ritmo de consumo de carne bovina mais aquecido no período de festas e a oferta de animais permanecendo estável, é possível ainda que neste final de semestre a indústria mantenha a utilização real em patamar similar, ou seja, elevado", acrescentou.
O consumo de carne bovina tende a aumentar ao final do ano com as festas de fim de ano e recebimento de 13º salário pelos trabalhadores.
A média do uso da capacidade de abate no estado no ano até outubro é de 79,06%, 5 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.
O abate de bovinos no Brasil, como um todo, tem sido menor neste ano, diante da redução na oferta de animais prontos, o que levou ao fechamento de diversos frigoríficos. A melhora no cenário, com maior oferta de animais, é esperada apenas para meados de 2016, conforme já informaram líderes da indústria.
Carne tec
Publicado por: