O Serviço de Comercializacao Agrícola (AMS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está abandonando o programa de rotulagem focado em carne bovina produzida a pasto e de animais que são criados de forma natural – “grass fed” e “naturally raised”.
Em 11 de janeiro, o AMS lançou um comunicado anunciando a retirada dos Padrões para Bovinos e Declarações em Comercializações de Carnes dos Estados Unidos no que se referem às afirmações sobre criação a pasto de animais ruminantes. A lei também se aplica a produtos de carne que se originam de animais produzidos a pasto, como gado.
Além disso, o padrão “Declaração de Criado de Forma Natural para Gado e Carne e Produtos Derivados desse Gado” está sendo retirada também.
Os oficiais do AMS revisaram a questão e decidiram que essas afirmações não se encaixam dentro das autoridades estatuárias da agência. Não há confiança de que o Serviço de Inspeção e Segurança de Alimentos (FSIS) pode regulamentar e inspecionar as declarações nos rótulos nas plantas frigoríficas.
As companhias podem ainda usar um programa de certificação e verificação voluntaria do USDA para cumprimento de padrões que podem desenvolver. Essa determinação entrou em vigor em 12 de janeiro.
Fonte: AgWeb, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.