O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS, participou na noite de quarta-feira (24) da abertura do 24° Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que ocorreu no Centro de Eventos Expo Bosque dos Ipês. A solenidade também contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do presidente da AL-MS, deputado estadual Paulo Corrêa e parlamentares de Assembleias Legislativas de outros estados.
Em seu discurso, o titular da Semagro destacou o tema “Redesenhando”, escolhido para a 24ª Unale. “É um tema de relevância e temos de olhar o quanto as Assembleias Legislativas se adequaram, se redesenharam, principalmente nesse período de pandemia. Todas as instituições tiveram de se redesenhar e o Legislativo cumpriu esse papel com destaque, regulamentando as sessões on line para manter os trabalhos da Casa e aprovar projetos fundamentais, de emergência, projetos de retomada da economia. Tivemos o apoio permanente do Legislativo e a sociedade deve reconhecer esse trabalho”, afirmou Jaime Verruck.
O governador Reinaldo Azambuja destacou a importância do Poder Legislativo para convergir, surgir novas ideias e propor uma agenda positiva para o País. “O Legislativo tem este papel de pacificar e abrir novos debates para melhorar as condições da população, retomar a economia e gerar empregos”.
Evento
Nesta edição, a Conferência tem como tema central a “Unale 25+”, que trata dos 25 anos da entidade e busca redesenhar os caminhos e desafios do Poder Legislativo após a pandemia do coronavírus, que atingiu todo País e mudou a rotina e as atividades dos parlamentares desde o ano passado.
O evento segue até o dia 26 de novembro, com diversos painéis e debates que tem como função melhorar e qualificar os rumos do Poder Legislativo de todo o Brasil. As discussões e atividades da conferência vão ocorrer de forma híbrida, com uma parte presencial e outra virtual, que tem a previsão de participação de até 30 mil pessoas.
Entre os painéis disponíveis estará o “Redesenhando a Modernização nos Parlamentos” e o “Gestão de inovação com governadores”, que terá a participação do governador Reinaldo Azambuja. Assim como a discussão sobre os “Aspectos econômicos do Agronegócio”, que terá a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.