Campo Grande (MS) – Dia 28 de maio de 1979. Esta é a data de criação do primeiro órgão estadual voltado para o fomento do turismo de Mato Grosso do Sul através do Decreto nº 132. De lá para cá, o órgão passou por várias transformações e nomenclaturas (Empresa de Turismo de Mato Grosso do Sul/TURISUL, Empresa de Turismo de Mato Grosso do Sul/MSTur, Companhia de Desenvolvimento Econômico de MS/CodeMS) até chegar na atual Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS), que vai completar 18 anos em novembro deste ano.
Nesta última terça-feira (28), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, aconteceu um evento em comemoração à data e em homenagem aos ex-dirigentes, servidores e parceiros que fazem parte desses 40 anos de história da instituição. Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a apresentação “Música e Turismo – elo perfeito” do jornalista e músico Rodrigo Teixeira e do instrumentista Marcelo Loureiro. Eles contaram e cantaram, de forma memorável, a história da música sul-mato-grossense, como ela colocou Mato Grosso do Sul no cenário nacional e como influenciou o turismo no estado. A apresentação teve a participação do arquiteto Jhonny Medeiros, que tocou berrante durante a música Luzeiro, de Almir Sater.
Após a apresentação foi a vez dos homenageados da noite relembrarem os 40 anos de construção do turismo do MS. Os dirigente que fizeram parte dessas quatro décadas foram Edson Carlos Contar, que presidiu a Turisul na gestão de 1979 a 1980 e MSTur na gestão de 1981 a 1983; Paulo Estevão da Cruz Souza, da gestão de 1983 e 1984 na MSTur; Lauro Quadros, que presidiu a MSTur nos anos de 1985 a 1986; Antônio Bessa Costa (in memoriam) que presidiu a MSTur na gestão 1987 a 1990; Aurélio Rosas, que presidiu a CodeMS de 1991 a 1994; Marilene Coimbra, esteve à frente da CodeMS no período de 1995 a 1998; Carlos Porto, presidiu a Fundtur nos anos de 2003 e 2004; Nilde Brun, que foi responsável pela criação da Fundtur em novembro de 2001, presidiu a instituição de 1999 a 2003 e na gestão de 2004 a 2014; Nelson Cintra, presidiu a Fundtur de 2015 ao início de 2017; e Bruno Wendling, que é o diretor-presidente da Fundação de Turismo desde 2017.
Edson Carlos Contar, primeiro dirigente do órgão oficial do estado, falou em nome de todos os homenageados. Edson é turismólogo da primeira turma de Turismo do país e o primeiro integrante da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo de MS (ABBTUR MS). “É com muita honra que represento meus colegas que estiveram à frente do turismo do nosso estado. Quero agradecer à nossa equipe, que nos ajudou a fazer nosso trabalho. Agradecer ao trade turístico que sempre foi parceiro e também dividir essa homenagem com todos os turismólogos de Mato Grosso do Sul”, enfatiza Contar.
Para Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur, é um momento muito especial essa comemoração dos 40 anos de órgão oficial de turismo. “Estamos felizes em fazer parte dessa comemoração e também em homenagear a todos os gestores e servidores que ajudaram no desenvolvimento do turismo de Mato Grosso do Sul. Hoje temos destinos referência em gestão e cada vez mais estamos nos profissionalizando para tornar o turismo uma das principais atividades econômicas do estado”, salienta Wendling.
O secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna, que se emocionou em diversos momentos da apresentação “Música e Turismo – elo perfeito”, falou em nome do Governador Reinaldo Azambuja, falou do importante papel dos ex-dirigentes na história do turismo do Estado. “Quando fizemos a reforma administrativa e a reformulação da secretaria [Semagro] em 2017 trazendo o turismo para a pasta do desenvolvimento, atendíamos naquele momento o trade turístico, pois juntos entendemos que o turismo deve ser tratado tal qual uma atividade econômica”.
Senna falou das ações voltadas ao setor, e que estão em andamento, destacando o desafio de integração do eixo das rotas Bonito/Pantanal, e a importância de se estar atento para as oportunidades que se abrem para o Estado com o mercado da pesca esportiva, introduzida com o projeto da ‘Cota Zero’.
“A grande marca dessa gestão, do Bruno e do Governador Reinaldo deverá ser, a aprovação da ‘lei do turismo’. A partir dela passamos a tratar o turismo como uma política de Estado, e não mais como uma política de governo, que pode ser mudada ao sabor do vento. Com isso caminhamos para tornar o turismo a atividade econômica que mais gera oportunidades no nosso Estado”. Completou.
Na ocasião foi lançado o “Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul”, que é o reconhecimento público às pessoas que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa em benefício do desenvolvimento do turismo do Estado de Mato Grosso do Sul, representando ou não organizações governamentais ou não governamentais. O prêmio, que foi instituído e publicado em Diário Oficial na segunda-feira (27), será entregue anualmente em ato a ser realizado entre os dias 01 e 30 de novembro. Para mais informações, acesse o edital: Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul. Em 2019, a entrega do Prêmio será dia 21 de novembro, durante o evento “Seminário de Turismo MS – Inovação, Tendências e Oportunidades”.
Também esteve presente na comemoração dos 40 anos do turismo de MS, o deputado estadual Capitão Contar, presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio. O coquetel de encerramento teve a participação do músico Zé Geral, que cantou músicas regionais, e parceria da Cervejaria Prosa com degustação de cerveja artesanal.
Ações da FundturMS
Nos últimos 2 anos, várias ações foram realizadas e estão sendo desenvolvidas. Uma das mais importantes foi a publicação da Lei nº 5.224, que estabelece o Sistema Estadual de Turismo do Estado do Mato Grosso do Sul (SET-MS), as Políticas Públicas Estaduais para o Turismo e o Plano Estadual de Turismo. Destaque também para a criação e implantação do Observatório de Turismo do Mato Grosso do Sul / ObservaturMS; publicação de editais para apoio financeiro a eventos geradores de fluxo de turistas no âmbito de MS – Convênios com Prefeituras e Termo de Fomento com Organizações Não Governamentais Sem Fins Lucrativos, que já investiu R$ 1.958.000,00, sem contar com os editais em andamento.
Destaque também para a realização do evento internacional “1º AdventureNEXT Latin America” no MS, criação e produção do mapa turístico de Mato Grosso do Sul como material de divulgação; criação e divulgação da campanha de marketing “VisitMS – você no seu melhor estado”; criação e divulgação de site promocional do turismo de Mato Grosso do Sul; criação e divulgação de vídeos promocionais do turismo de Mato Grosso do Sul, com prêmio de melhor vídeo de destino do Festival Internacional Audiovisual de Cultura e Turismo – FiaCult para o “VisitMS”; apoio ao Ministério do Turismo para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.
Outras ações que foram executadas nos últimos anos são a sensibilização dos empresários do trade turístico para cadastro de Empreendimentos e Prestadores de Serviços no CADASTUR; o programa de hospitalidade, qualificação dos serviços e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e ao tráfico de pessoas no turismo; Inovação e Diversificação da Oferta Turística de Mato Grosso do Sul: Desenvolvimento de Novos Segmentos Turísticos – Turismo de Observação de Aves e produção de relatório sobre o impacto econômico e social do turismo no MS.
Débora Bordin – Fundação de Turismo de MS / Fotos: Kelly Ventorim