Campo Grande (MS) – O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar Jaime Verruck e representantes das entidades vinculadas a Semagro, participaram na tarde desta quinta-feira (23) do Painel de Resultados e Desburocratização 2015 a 2017.
Durante o evento realizado pelo Governo do Estado, os secretários e representantes apresentaram o balanço das atividades realizadas ao longo do ano, buscando a desburocratização e a otimização de recursos.
O secretário Jaime Verruck, representando também as vinculadas Jucems, AEM-MS, Iagro e Fundect, parabenizou o trabalho feito pelas outras secretarias e dos servidores e ressaltou que facilitar os serviços é uma das principais metas do Governo do Estado.
“Nós trabalhamos pensando em facilitar a vida das pessoas, simplificar processos e gerar economia ao Estado, o que depende de um trabalho diário e em equipe para podermos apresentar resultados à população. Por isso, a desburocratização é diária dentro da Semagro”, disse o secretário.
Os avanços de cada entidade vinculada a Semagro foram apresentados pelo secretário, que lembrou sobre o tempo de abertura de empresas que caiu de 36 para 17 dias, mas ainda com meta de reduzir para cinco dias. Citou a organização do processo de licenciamento ambiental que antes demorava 999 dias e agora a média de espera do empresário é de menos de um ano.
Programas como o Precoce MS, o E-Saniagro, o Cadastro Rural e o Registro de Agrotóxicos fazem parte do processo de desburocratização adotado pela secretaria. Jaime Verruck ainda citou o FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) que devido as ações de simplificação durante o ano, atendeu recorde de R$ 1,6 bilhão de contratações, recorde histórico.
“Nesses quase três anos de Governo evoluímos muito em relação ao tempo de atendimento ao servidor e esse processo é algo que deve ser inerente a atividade do nosso dia a dia. E o governador Reinaldo Azambuja já lançou o desafio de continuar com esse foco no ano que vem”, ressaltou Jaime Verruck.
E o trabalho tem dado resultado. Delmar Ribeiro Martins, presidente da associação das micro e pequenas empresas, destacou o impacto das ações do Governo na vida dos empresários. “Podemos provar que o Estado está fazendo melhorias efetivas na vida do empresário e da população. A disponibilidade desse tempo resulta numa maior aproximação com o governo, podendo assim discutir a ampliação e a melhoria dos procedimentos adotados”.
Servidora estadual há 39 anos, Zélia Lopes é membro titular do Comitê Estadual de Desburocratização por meio da Semagro, desde 2015 quando foi criado através do decreto 14.160/2015. Em mais de dois anos são vários os ganhos para o Estado, como a economia de R$ 600 milhões em processos, centenas de resmas de papel além de tempo dos servidores.