Figueirão (MS) – A segunda edição do Simpósio da Pecuária Leiteira promovido pela Prefeitura de Figueirão na ultima sexta-feira (1) registrou a participação de mais de 300 pessoas no Recinto de Leilões 3R. O evento contou com apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e do Programa Leite Forte. Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação entre prefeitura e Iagro, para futura instalação de um Fácil Rural.
Os resultados da primeira fase do programa ‘Produzir Mais’ lançado há um ano pela prefeitura foram apresentados com a exibição da evolução que ocorreu na propriedade de Valdenir e Cristina Rosa Ferreira. Nos 152 hectares da Fazenda União, com investimento de pouco mais de R$ 34 mil reais – utilizados para compra da ordenha mecânica, um resfriador e a reforma do barracão – foi possível ampliar a produção de 25,2 mil litros de leite/ano, para 54 mil litros de leite/ano e ainda realizar a inseminação em 50 bezerras.
Contentes com o resultado o casal fez um agradecimento especial à prefeitura e seus parceiros pela oportunidade, participou da programação de palestras e ainda atendeu aos colegas produtores que tiveram interesse em saber mais sobre os resultados obtidos com o programa.
Segunda fase
A segunda fase do programa ‘Produzir Mais’ foi lançada ao final do evento, após entrega a cada um dos 16 participantes de um quadro com o mapa de sua propriedade. De acordo com a organização, a nova etapa busca oferecer suporte para melhoramento genético e de logística e ainda serviços de patrulha mecanizada aos produtores de Figueirão – respeitando e potencializando as vocações locais.
Mais dois programas que fazem parte do pacote de ações voltadas ao agricultor familiar também tiveram seus resultados apresentados no evento. O ‘Hortifruti Mais’ realizado com parceria do Sebrae, Senar e Sindicato Rural, que se consolidou com atendimento dos órgãos públicos a realização da feira semanal, e o ‘Mais Genética’ através do qual já foram realizados mais de 800 inseminações gratuitas com sêmen Holandês e Girolando. Ambos também tiveram a segunda fase anunciada pelo prefeito.
Termo de Cooperação com a Iagro
Para implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal e trabalha a sanidade e segurança alimentar, o prefeito Rogério Rosalin assinou com o Diretor Presidente a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta, um termo de cooperação que garante orientação profissional para os próximos seis meses.
Dentro das ações que serão executadas, Rogério anunciou a inauguração de um local, que deve reunir diversos serviços do Estado, para facilitar a emissão de documentos utilizados pelos produtores e agricultores no município. “Será uma espécie de ‘Fácil’ rural, onde o produtor poderá ter acesso a diversos serviços oferecidos pelo Estado”, completou.
Totem experimental da Iagro
A empresa coreana Hana Latin América Importação e Exportação de Produtos Eletrônicos Ltda, que já trabalha com o Governo do Estado há mais de 10 anos no desenvolvimento de soluções para o setor de sanidade, é a responsável pelo trabalho de identificação individual de bovinos na fronteira. Ela foi convidada pelo Prefeito Rosalin para discutir a identificação naquele município e aproveitou a oportunidade para apresentar um totem experimental para emissão de guias de trânsito animal (GTA) e da nota fiscal.
O projeto piloto foi detalhado pelo diretor da empresa, Masaharu Shimizu, e pode vir a ser desenvolvido pelo Governo, prefeituras e até mesmo pela iniciativa privada. “Trata-se de um equipamento desenvolvido para trazer facilidade aos pecuaristas”, frisou. Segundo Masaharu, com um cartão do produtor, que já é expedido gratuitamente, é possível imprimir a guia de transito animal e a nota fiscal da transação apenas com alguns clicks. Durante a demonstração, foi levantada a possibilidade de que outros serviços sejam realizados a partir do totem.
Atividade leiteira vista como negócio
O Superintendente de Desenvolvimento Rural do Estado, Edwin Baur, destacou a forma empreendedora que a gestão do prefeito Rosalin vem conduzindo o trabalho junto os produtores de Figueirão e enalteceu a iniciativa de realizar a identificação individual nos bovinos, medida que até então era obrigatória apenas para os municípios da região de fronteira que compõe a antiga Zona de Alta Vigilância (ZAV), por conta da ocorrência de aftosa, há 10 anos.
Para Edwin, todo e qualquer gestor ou produtor deve enxergar a atividade como um negócio, e a partir dessa visão pensar suas ações para cinco ou 10 anos adiante, buscando tecnologias e aprimoramento de seus conhecimentos, constantemente.
Iagro, referência no serviço de sanidade
Chiochetta comentou a satisfação em participar do processo de desenvolvimento dos projetos no município de Figueirão. Ele falou do trabalho da empresa Hana na fronteira e no desenvolvimento do totem. Também parabenizou tanto a Hana quanto a equipe da agência pela excelência no trabalho e que renderam recentemente a liberação das exportações de carne bovina da região de fronteia para a União Europeia e convites para palestras sobre sanidade em todo País, lembrando uma recente viagem feita ao Estado de Roraima.
Palestras
Além das palestras sobre crédito rural, com representantes do Banco do Brasil, os participantes tiveram a oportunidade de discutir o controle da mastite com a Médica Veterinária, da empresa Ouro Fino, Bruna Martins; a morfologia do gado de leite com o médico veterinário da ABCZ, Haroldo Henrique Divelasco; os sistemas de produção e custos com Lizia Bertanha Correa, da Agroceres Multimix; além de uma descontraída palestra motivacional com Denis Rodrigues. Ao engenheiro Agrônomo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Ivan Macena coube apresentar aos participantes alternativas de alimentação para o gado leiteiro.
Também participaram do evento o Gerente de Desenvolvimento Agrário, Araquem Ibrahim Midon, o secretário de Agricultura de Figueirão, Kenede Barbosa de Amorin, o Presidente da Câmara Municipal, Antônio Nabhan, os coordenadores do Programa Leite Forte, a médica veterinária Ariani Monaly Monteiro e o Zootecnista Orlando Cammy.
Texto: Kelly Ventorim, Assessora de comunicação da Iagro e Sepaf