Nova edição da Revista Avicultura Industrial destaca as tendências na formulação de rações para aves
Os principais aspectos a serem observados na elaboração de dietas avícolas, que têm como base essencial o milho e a soja.
|
Para uma maior precisão na formulação das dietas, é necessário conhecer com exatidão a composição e valor energético de cada ingrediente usado na ração, assim como suas limitações. Na atualidade, o milho e a soja são os alimentos mais utilizados na elaboração das rações avícolas.
É constante a preocupação em reduzir os gastos com a alimentação das aves, uma vez que esta representa aproximadamente 70% do custo total da produção. Visando maior precisão na formulação das dietas torna-se necessário conhecer a exata composição e o valor energético de cada ingrediente usado na ração, assim como suas limitações.
Na atualidade, o milho e a soja são os alimentos mais utilizados na formulação das rações para aves. O milho além de ser a principal fonte energética das dietas, contribui também com aproximadamente 22% da proteína total (aminoácidos), assim se faz importante o conhecimento da digestibilidade dos nutrientes e de possíveis alterações no valor nutritivo do milho. A soja tem sido amplamente pesquisada disponibilizando informações sobre sua composição e dos seus subprodutos. No entanto, em função de características relacionadas ao solo, ao clima e ao processamento, bem como de novas variedades genéticas, é constante a variação na composição química destes ingredientes pelo qual devem ser avaliados constantemente.
Veja a matéria completa AQUI
Avicultura Industrial