Dourados (MS) – O Secretário em exercício da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Edwin Baur e o Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, participaram na manhã desta quarta-feira, 11 de maio, da abertura da Tecnofam (Tecnologias e Conhecimento para Agricultura Familiar), na Embrapa Agropecuária Oestes, em Dourados.
Edwin destacou que a Tecnofam estimula a criatividade e a busca por informação e conhecimento. “É isso que os produtores precisam fazer”. Segundo ele, a Sepaf tem desenvolvido diversos programas, como para as culturas do arroz, algodão, girassol, trigo, milho, para atividades como suinocultura, ovinocultura, bovinocultura, agroecologia e agroindústria familiar. “E a Embrapa, o Senar, o Iagro têm sido grandes parceiros para chegarmos ao produtor”.
Segundo o Secretário, a qualidade da programação oferecida aos participantes bem como a organização do evento tornou a Tecnofam um evento referência em difusão de tecnologia e conhecimento voltado ao agricultor familiar em Mato Grosso do Sul. Para ele a participação do Governo do Estado no evento é de extrema importância para interação com o produtor e apresentação dos programas governamentais.
Na oportunidade, além de enaltecer o afinco da equipe da Agraer e Sepaf que estão atuando na Tecnofam, Enelvo Felini, comentou sobre a Construção do Ceasa em Dourados, observando que o Governador Reinaldo Azambuja já autorizou a licitação da primeira etapa da obra.
O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus, destacou as parcerias e lembrou que embora ocorra em Dourados, a Tecnofan agrega conhecimento das 14 unidades da Embrapa no Brasil que podem ser aplicados nas condições de Mato Grosso do Sul.
Durante os três dias haverá apresentação de tecnologias a campo, oficinas práticas, troca de experiências e conhecimento e ainda atendimentos institucionais.
A meta é reunir pelo menos 1.500 participantes no evento, que conhecerão formas de adubação verde e plantas de cobertura, alimentação suplementar produzida na propriedade, integração lavoura-pecuária-floresta, novas variedades de mandioca, de feijoeiro e milho, piscicultura, horticultura, produção de leite e sistema de irrigação, entre outras tecnologias.
Caravanas de agricultores familiares de todo o Mato Grosso do Sul participam até sexta-feira a tarde da programação onde há ainda oficinas sobre bezerro leiteiro, controle biológico do mandorová, preparo e enxertia de mudas, gestão ara produção e comercialização do leite, homeopatia animal, tapiocas coloridas, ordenha e qualidade do leite e preparo de alimento suplementar para bovinos.
Outras atrações são o Dedo de Prosa, com trocas de experiências, mostra dinâmica de máquinas e implementos para a produção leiteira e de mandioca, espaço do crédito, tecnologias de atendimento a campo, atendimento institucional, prospecção de demandas tecnológicas e CAR-Móvel (Cadastro Ambiental Rural).
Considerado o maior em tecnologia para a agricultura familiar no Estado, a Tecnofam é realizada pela Embrapa em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), a Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), o Senar/MS e a Prefeitura Municipal de Dourados, através da Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Semafes).
Kelly Ventorim, com informações da Agraer e da Prefeitura de Dourados