Técnicos da Semagro, Iagro e Agraer fazem curso sobre manejo integrado de pragas em SP

Categoria: BIOECONOMIA | Publicado: quinta-feira, agosto 29, 2019 as 15:59 | Voltar

Campo Grande (MS) – Técnicos da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), da Iagro, da Agraer e da iniciativa privada de Mato Grosso do Sul participaram de um curso no Instituto Biológico São Paulo, em Campinas (SP), sobre manejo integrado de pragas. A capacitação foi realizada na terça-feira (27) e quarta-feira (28).

O coordenador da APTA - Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, Antônio Batista Filho e Rogério Beretta, da Semagro

O superintendente de Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta, esteve em Campinas e lembrou que a capacitação “está dentro da proposta de um termo de cooperação que a Semagro apresentou para a Secretaria de Agricultura de São Paulo. Em dezembro do ano passado nós estivemos no Instituto Biológico e iniciamos as tratativas. A ida dos técnicos da nossa secretaria, da Iagro, Agraer e da iniciativa privada é a primeira ação concreta para ampliação dessa parceria”.

Na terça-feira (27), os participantes realizaram uma visita técnica à empresa Biorganic Technology, em Sorocaba (SP), biofábrica que produz defensivos agrícolas utilizando técnicas de manejo e o controle biológico de pragas. A participação de Mato Grosso do Sul na capacitação é parte das ações da Semagro para alavancar o uso do controle biológico no Estado, proporcionando a redução no uso de agrotóxico, melhoria de sua eficiência e melhoria na produtividade.

Segundo Beretta, as bio fábricas (fábricas de produtos biológicos para manejo integrado de pragas) são uma nova tendência “e o instituto tem know how nessa tecnologia. Trata-se de  uma política pública importante para o Estado, já que através dela podemos incentivar os produtores a utilizarem menos produtos químicos para controle de pragas e doenças”, finalizou.

Publicado por: Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semagro