Campo Grande (MS) – “O nosso desafio é sair do planejamento e executar as ações programadas com eficiência”. A afirmação do secretário de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, deu o tom do encontro da equipe técnica da Secretaria para alinhar a supervisão aos Planos de Gestão do governo Reinaldo Azambuja. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (30), na Governadoria, e teve como objetivo demonstrar o status das iniciativas e projetos planejados para o exercício de 2016.
Os Planos de Gestão foram pactuados entre o governador Reinaldo Azambuja e os secretários estaduais em março deste ano. O planejamento das obras e realizações prioritárias se orienta no Plano Plurianual (PPA), o qual estabelece as diretrizes gerais a serem seguidas até o final do mandato. Os Planos contém ações práticas, com prazos de entrega e comprovação definidas, e são supervisionados pela Segov.
O planejamento das ações das 13 secretarias, mais a Procuradoria Geral do Estado (PGE), resultou na proposição de 174 iniciativas para cumprimento ainda em 2016. Estão nessas iniciativas investimentos na saúde e na segurança, por exemplo. Entre as ações da própria Segov estão o aperfeiçoamento do Portal da Transparência e revisão do arcabouço do Estado sobre as Parcerias Público-Privadas (PPP’s). A expectativa da Segov é que o índice de cumprimento chegue a 70% do total de propostas pactuadas.
Durante a reunião, o secretário Riedel destacou que o planejamento orienta a gestão eficiente dos recursos públicos e é determinante para que a administração estadual consiga fazer entregas que se revertam em benefícios práticos e concretos para a população. “Estamos trabalhando na implementação de uma cultura que não existia. Será necessário otimizar os recursos que temos em mãos para que o planejamento cumpra sua função de base para ações de maior retorno para a sociedade”, afirmou.
“Estamos no início da execução, mas já percebemos que as secretarias entenderam e aceitaram a forma de trabalhar com o olhar mais técnico do monitoramento das ações”, avalia o superintendente de Planejamento da Secretaria, Taner Nogueira.As 19 iniciativas propostas pela Segov para o exercício de 2016 somam investimentos de R$ 28,1 milhões, sendo que desses R$ 21,7 milhões são de responsabilidade da Fundação de Desporto e Lazer de MS (Fundesporte), órgão ligado à secretaria.
Rosane Amadori – Assessoria Segov
Foto: Chico Ribeiro