Campo Grande (MS) – Cidadãos, representantes de empresas, instituições públicas, movimentos e organizações da sociedade civil podem contribuir com sugestões para a construção do Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRDCO). A consulta pública estará aberta até dia 5 de abril pelo site da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste).
O Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste é o instrumento que orienta as políticas públicas dos diversos entes federativos que atuam no Distrito Federal e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás para os anos 2020 a 2023. Um esboço do Plano foi apresentado aos secretários Jaime Verruck e Ricardo Senna (adjunto), da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), na tarde desta segunda-feira (25).
O coordenador de Planos e Projetos Especiais da Sudeco, Carlos Henrique de Araújo Filho, pediu que o governo do Estado formule as sugestões de melhorias que considere importantes para o Plano. A ideia, segundo ele, é que o documento reflita os anseios e expectativas da população de toda região. Além disso, possui uma perspectiva de longo prazo com a finalidade de emplacar o desenvolvimento regional na agenda do Estado brasileiro.
A minuta da proposta está disponível no site da Sudeco (acesse aqui). A minuta mostra um Plano alicerçado em sete vetores principais (que são diretrizes de investimento): Gestão Ambiental e Recuperação do Meio Ambiente; Rede Policêntrica de Cidades no Centro-Oeste; Diversificação e Adensamento de Cadeias Produtivas; Democratização e Melhorias na Gestão Pública; Melhorias da Educação e Fortalecimento do Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento; Ampliação da Infraestrutura Econômica e Logística; Ampliação da Infraestrutura Social e Urbana.
Desses sete vetores, a Sudeco decidiu priorizar quatro eixos que considera estratégicos: desenvolvimento da produção sustentável, desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação; Educação de qualidade e profissionalizante, infraestrutura econômica e urbana.
Também assistiram à apresentação, o superintendente de Agricultura, Ciência e Tecnologia e o superintendente de Industria, Comércio e Serviços da Semagro, Rogério Beretta e Bruno Gouveia, respectivamente, e o coordenador de Economia e Estatística, Daniel Massen Frainer.