Viagem de abertura vai mostrar situação das lavouras de Mato Grosso, em região afetada pelo atraso das chuvas
Os trabalhos de campo vão começar pelos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, nas próximas duas semanas. A equipe do projeto irá verificar o plantio nos três esatdos, que está na reta final, e, principalmente a situação das lavouras, que traz preocupação aos produtores. No início da semeadura, as chuvas foram irregulares e algumas regiões contabilizando problemas com a falta de umidade.
Em Mato Grosso, maior produtor de grãos do país, existe a possibilidade de replantio de algumas áreas, onde as sementes não germinam adequadamente. Isso elevaria o custo de produção, em época de baixa nas cotações das commodities agrícolas.
Por outro lado, o Rio Grande do Sul sofre com o problema do excesso de chuva. O trabalho de plantio está bastante atrasado, pois muitas áreas estão alagadas. No Paraná, a situação inicial é de regularidade, com a semeadura chegando ao final sem tropeços. Tanto que a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) projeta uma safra recorde de oleaginosa, acima das 18 milhões de toneladas.
Na sua 10.ª edição, A Expedição Safra irá percorrer 16 estados brasileiros, além da Argentina, Paraguai e Uruguai. Um equipe já esteve nos Estados Unidos percorrendo o Corn Belt no início do mês. Acompanhe as viagens pelo site www.agrogp.com.br.