Campo Grande (MS) – A Rota do Desenvolvimento em Corumbá terá uma peculiaridade em relação às demais edições realizadas no Estado em 2015 (Nova Andradina, Coxim, Dourados e Três Lagoas): a cidade que sedia a primeira Rota do ano de 2016 faz fronteira com Bolívia e irá fomentar discussões em torno do desenvolvimento específico da região. Dessa maneira, acontece no dia 15 de março, das 17 às 18 horas, a reunião da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (Faems). Trata-se de uma oportunidade para os empresários locais debaterem a questão do comércio fronteiriço.
De acordo com o presidente da Faems, Alfredo Zamlutti Junior, o encontro proporcionará o debate sobre as principais necessidades dos empresários da região da fronteira Brasil-Bolívia. No total, são 60 associações empresarias em todo o Estado, sendo 12 mil empresas associadas, o que corresponde a 95% de micros e pequenas empresas (80% atuam no setor do comércio). “Há de se ter uma política tributária diferenciada para a região de fronteira. Não podemos ignorar o país vizinho, pois as oportunidades de trabalho estão ali e por isso temos que trabalhar em conjunto. Posso dizer que em meio à crise pela qual passamos, assim como Corumbá, Ponta Porã e Bela Vista, por exemplo, tiveram boas vendas ao final do ano por conta do consumo dos bolivianos e paraguaios. Dessa maneira, é necessário que haja incentivos fiscais para fomentar o comércio da fronteira", analisou.
Alfredo Zamlutti Junior ainda ressalta que, embora seja o momento de dificuldades econômicas, o Governo do Estado tem aberto ampla discussão para que os empresários enfrentem as adversidades e se aproveitem as oportunidades que a Rota do Desenvolvimento oferece."O governador Reinaldo Azambuja está analisando a questão tributária, entretanto, dá subsídios para que o empresário cresça. A Rota do Desenvolvimento é muito importante nesse sentido, pois os empreendedores podem aproveitar os convênios com as federações, Sebrae, Banco do Brasil e outras instituições. Mas para isso é necessário que eles também façam a sua parte", ponderou.
1º dia da Rota do Desenvolvimento em Corumbá
Confira a programação do primeiro dia, que reúne diversas atividades voltadas ao desenvolvimento da Região do Pantanal:
SALA DE GOVERNO
09h00 às 12h00
Diálogos do Desenvolvimento Sustentável com lideranças da Região do Pantanal Jaime Verruck (Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEMADE), Ricardo Senna (Secretário Adjunto da SEMADE), Fernando Lamas (Secretário de Produção e Agricultura Familiar-SEPAF) e Nelson Cintra (Diretor Presidente da Fundação de Turismo de MS).
- Diálogos com Prefeitos Municipais, Agentes de Desenvolvimento, Secretários de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente, Presidentes de Câmaras de Vereadores;
- Diálogos com representantes de Associações Empresariais, Sindicatos Rurais, Comerciais e Industriais.14h00 às 15h30Palestra:Licenciamento e Cadastramento Ambiental Rural (IMASUL/SENAR).
16h00 às 17h00
Palestra:Novo Regime do ICMS nas Operações Interestaduais - Emenda Constitucional 87/2015 (SEMADE).
17h00 às 18h00
Reunião da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS).
CINEMA SESC
14h00 às 15h00
Palestra: Pesquisas na Fronteira para o Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul - Dra. Cláudia Araújo de Lima (UFMS) e Dr. Marco Aurélio Machado de Oliveira (UFMS).
15h00 às 16h00
Palestra: Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul - Dr. Marcelo Turine – Diretor Presidente da Fundect e Dr. Renato Roscoe – Superintendente de CT&I (SUCITEC / SECTEI).
17h00 às 19h00
Painel Mulher de Negócios: Empreendedorismo Feminino em Pauta (SEBRAE)
Moderadora: Maristela de Oliveira (Diretora Técnica do SEBRAE/MS) – Rita Maluf (Presidente da Associação Empresarial de Aquidauana), Marcia Rolon (Presidente da Fundação de Cultura e Vice-Prefeita de Corumbá), Jeice Freitas (Empresária classificada no PSMN 2015), Luciana Azambuja Roca (Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres).
19h30 às 21h00
Palestra: Escolhas Inteligentes em Tempos de Incertezas – Gustavo Cerbasi (SEBRAE).
SALA 01
14h00 às 18h00
Palestra: Qualificação para atendentes da Sala do Empreendedor (SEBRAE).
SALA 02
14h00 às 16h00
Painel: Indicação Geográfica do Mel do Pantanal: Oportunidades (AGRAER, SEMADE, SEPAF, EMBRAPA, NÚCLEO DE APL).16h00 às 16h40Painel: Economia Criativa e Valorização da Cultura Pantaneira - (SECTEI).
16h40 às 18h00
Painel: Valorização da Cultura Pantaneira e Meio Ambiente - Casa do Pantanal MS, Centro de Referências da Cultura Pantaneira e Cabeceiras do Pantanal (SECTEI/SEBRAE/Prefeitura Municipal de Corumbá).
18h00 às 19h00
Workshop de Crédito - Palestra: Como conseguir um financiamento com juros menores (acesso ao crédito para pequenos negócios e novas alternativas de financiamento para o setor produtivo).
Palestrantes: Consultor do SEBRAE, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi.
Instituições Financeiras: Banco do Brasil, CEF, Bradesco, Itaú, Santander e Sicredi.
Palestrantes: Consultor do SEBRAE, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi.
Instituições Financeiras: Banco do Brasil, CEF, Bradesco, Itaú, Santander e Sicredi.
SALA 03
08h30 às 09h30
Painel: Palestra: A importância da Corumbella: os primeiros passos da vida multicelular na Terra preservada na região de Corumbá-MS (FUNDECT)
Palestrante: Dr. Detlef Hans-Gert Walde, Instituto de Geociências, Universidade de Brasilia.
Mediador: Dr. Aguinaldo Silva, Laboratório de Geotecnologias da UFMS.
Mediador: Dr. Aguinaldo Silva (Laboratório de Geotecnologias da UFMS)
09h30 às 12h00
1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal / 2016
Presidente do Conselho: Secretário de Estado Athayde Nery (SECTEI).
Secretário Executivo: Dr. Marcelo Turine – Diretor-Presidente (FUNDECT).
Diretor Científico: Dr. Afrânio Soriano (UEMS).
14h00 às 15h00
Palestra: Atualização em Registro Mercantil (JUCEMS).
16h00 às 18h00
Palestra: As Sete Chaves da Mente de Sucesso (SEBRAE).
18h00 às 19h00
Palestra:Aspectos Legais do Comércio Internacional na Fronteira Brasil x Bolívia (SEBRAE).
SALA 04
14h00 às 16h00
Painel: Pecuária Leiteira (SEPAF e AGRAER).
16h00 às 17h00
Palestra: Como divulgar e vender nas redes sociais (SEBRAE).
17h00 às 18h00
Palestra: Negócios de Impacto Social – Transforme Problemas em Oportunidades (SEBRAE).FOYER SESC
14h00 às 17h00
FOMENTA REGIONAL: Oportunidades para às Micro e Pequenas Empresas - Lei da Empresa Limpa (CGU) e Rodada de Negócios (SEBRAE).
Publicado por: