Os produtores da aldeia Lagoinha, no município de Sidrolândia, vem enfrentando dificuldades com o cultivo da cultura da mandioca em suas áreas. O uso intensivo da área, por muitos anos, sem a manutenção adequada é uma das razões do processo de degradação pelo qual o solo vem passando, o que tem favorecido o surgimento de várias pragas, acarretando perdas severas de produção.
Com a proposta de solucionar o problema, técnicos da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) ofereceram uma capacitação voltada ao assunto. “A comunidade, através de suas lideranças solicitaram a nós, da Agraer, uma orientação técnica para minimizar as perdas e reverter a situação em que se encontram suas áreas. Realizamos uma palestra técnica sobre controle de pragas da cultura da mandioca, onde se fizeram presentes vários dos produtores que tem enfrentado dificuldades com pragas como, o mandarová, a mosca branca, o cupim e algumas doenças”, explicou o coordenador da Agraer de Sidrolândia, Daniel Antônio da Silva.
Ao final, os produtores assumiram o compromisso junto aos profissionais da Agraer de colocar em prática todas o conhecimento recebido. Coube ao grupo a tarefa de buscar saídas para, recuperar a área, minimizar as perdas e aumentar a renda. Enquanto isso, a Agência estará acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos.
Aline Lira, Agraer