Campo Grande (MS) – A interação entre as secretarias e as diversas pastas que a compõe, segundo o Governador Reinaldo Azambuja, é fundamental para que as politicas públicas geridas por elas possam ser mais eficientes.
Neste sentido, o secretario executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs), Carlos Gonçalves, recebeu na sexta-feira a Subsecretaria de Assuntos Indígenas, Silvana Souza Dias, a Silvana Terena, para alinhas as ações que realizam em favor dos índios no Estado.
Para Carlos Gonçalves, essa ação é fundamental para que outras possam ser realizadas, como ele citou as chamadas publicas de assistência técnica para os indígenas que trabalham a agricultura familiar nas suas propriedades, e tantas outras que partem do próprio Governo do Estado.
Para Silvana Terena, saber que a Secretaria de Produção e Agricultura Familiar tem um conselho que trabalha com politicas que se aplicam aos indígenas e podem perfeitamente, com a união de esforços da equipe da subsecretaria, alcançar um número maior de atendimentos, é muito importante. “O que temos observado neste Governo é que as coisas estão saindo do papel e que há muita disposição das pessoas que estão no comando das secretarias em realizar da melhor forma as ações e obter resultados reais”. Completou.
A subsecretaria lembra que, como Carlos, preocupa-se em organizar também os pedidos, que ao serem atendidos sem um planejamento tendem a não surtir efeito e apenas servir como paliativo. Nas suas andanças, Silva destaca que a principal demanda, depois das relacionadas a educação são da área da agricultura familiar e que com a abertura desses novos caminhos através da Cedrs as ações nesse sentido devem ter ainda mais celeridade.
Silvana comentou ainda que, dentro de dez dias deve ficar pronto o plano de trabalho a ser entregue para o Governador Reinaldo e que detalha as ações que devem ser desenvolvidas pela Subsecretaria.
Na oportunidade ficou acordado uma reunião com outras entidades que tratam das questões indigenistas em Mato Grosso do Sul para que sejam unificadas as informações já levantadas por ambas a respeito de quantos são e que atividades executam os índios no Estado.
O Cedrs e a equipe da Subsecretaria devem ser reunir novamente no próximo dia 22, para tratar além de outros temas, das chamadas publicas para assistência técnica voltada para os indígenas.
A subsecretaria
Inédita no Estado, a subsecretaria que cuida exclusivamente dos assuntos indigenistas, tem encontrado, segundo Silvana, respaldo para suas ações e em seis meses de atividades, já tem concluídos 70% do mapeamento das aldeias do Estado, que são hoje, aproximadamente oitenta. “A ideia, quando nos inserimos no projeto do Governador Reinaldo Azambuja, foi que trabalharíamos na construção de uma nova politica para o trato com a comunidade indígena e o que temos observando neste curto período é que isso não vai ficar só no discurso e logo teremos bons resultados para apresentar”. Finalizou.
Também participaram da reunião, Bruna da Silva Ferreira, Benilda Vergilio, Sidney Morais de Albuquerque e Gisele Francelino, todos da Subsecretaria de Assuntos Indígenas do Governo do Estado, além de Aristóteles Ferreira, da Sepaf.
Kelly Ventorim