Sepaf recebe pesquisador da Embrapa Solos Rio de Janeiro

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, março 23, 2015 as 17:23 | Voltar

Reunião Debate o Prosseguimento do Zoneamento Agroecológico do Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) - Nos dias 09 e 10 de março, o pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), Silvio Bhering, esteve em Campo Grande (MS), onde se reuniu com o Secretário de Produção e Agricultura Família Fernando Lamas conversar sobre a continuidade do zoneamento agroecológico (ZAE) do Mato Grosso do Sul.

“Essa nova etapa abrangerá a Bacia do Rio Paraná, com área aproximada de 142.500 km2, que engloba 46 municípios, sendo executada em 42 meses. Assim como nas fases iniciais, o ZAE-MS será baseado na coleta de dados primários em escala compatível (1:100.000) com a publicação dos resultados finais”, conta Bhering

Durante a reunião, as equipes mostraram-se bastante otimistas, pois todos os avanços e inovações técnicas das etapas iniciais do trabalho foram incorporados nas rotinas de trabalho da equipe do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, aperfeiçoando o preparo dos dados básicos o que contribuirá para a qualidade técnica e científica dos resultados finais e para a agilidade no tempo de execução.

O estudo se caracterizará pelo aperfeiçoamento metodológico através da adoção de avanços técnico-científicos, pelo uso de técnicas de mapeamento digital, pelos preceitos do novo código florestal e cadastro ambiental rural e pela incorporação das interpretações para irrigação através do Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação (SiBCTI), além da ampliação das culturas estudadas.

A fase já completa do zoneamento agroecológico (ZAE-MS), encerrada em 2012, representa aproximadamente 50% da área do estado, abrangendo 32 municípios da Bacia do Rio Paraguai, na escala 1:100.000.

Foi avaliada a aptidão das terras para culturas como abacaxi, banana, citros, eucalipto, girassol, goiaba, milho safrinha e seringueira.

Na reunião, estiveram presentes Fernando Lamas, secretário de estado de produção e agricultura familiar (SEPAF), os técnicos Cláudio Guedes, Carlos Henrique e Humberto Cesar da mesma instituição e José Alexandre e Fernando Mendes, representando a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER).

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.