Representantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS-MS), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado do Mato Grosso do Sul (DFDA-MS), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Superintendência Regional do MS (INCRA/MS), Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do MS (SFPA/MS) e Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), a Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (SEPAF), através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS / MS), esteve reunido na manhã desta sexta-feira (17) para discutir a articulação dos trabalhos integrados nos municípios, as demandas e a utilização dos equipamentos e maquinas adquiridos através de programas governamentais, novos programas que estão em fase de elaboração na secretaria e uma agenda de atividades ainda para o primeiro semestre.
O Secretário Fernando Lamas (SEPAF), que fez questão de destacar a importância do CEDRS como um dos mais importantes fóruns consultivos de auxilio as discussões de politicas publicas para a agricultura familiar, aproveitou o momento para pedir a todos empenho na busca pelo fortalecimento dos conselhos nos municípios, e que estes trabalhem em consonância com as secretarias que cuidam do setor em cada município. Lamas acredita que uma melhor conexão dos conselhos pode tornar mais efetiva as ações do Estado, impactando com mais eficácia, lá na ponta, o produtor.
Lamas, comentou ainda que, o Governo do Estado repassou a Secretaria, linhas de atuação para alavancar a agricultura familiar, citando entre eles o fortalecimento da produção de leite, hortigranjeiros e ainda a piscicultura. “Nada impede que façamos muito mais do que isso. O projeto do Governo basicamente busca gerar e melhorar a renda no campo. Sabemos que quanto menor a propriedade maior o desafio, mas estamos prontos para o enfrentamento”. Finalizou o Secretario.
O secretário Adjunto da SEPAF, Jerônimo Alves, falou sobre as diferenças de um município para o outro quando se trata de estrutura da agricultura familiar e destacou a necessidade de um controle mais detalhado dos resultados de tudo que é oferecido através dos mais diversos programas governamentais ligados a SEPAF.
O diretor presidente da AGRAER, Enelvo Felini, fez um breve relato sobre as ações da agencia que dirige, e as metas de diminuição das importações de hortigranjeiros no Estado, que começam a ser executadas quando da consolidação de ações que culminarão na abertura de um CEASA em Dourados, em breve.
Ana Cristina, representante da Assomasul, reforçou a necessidade de oferecer capacitação e cursos para os membros dos conselhos municipais, para que estejam atualizados e preparados para discutir as demandas com mais propriedade.
Carlos Gonçalves, secretário executivo da CEDRS-MS, que coordenou toda discussão, comentou sobre os desafios do conselho na busca por consolidar parcerias com os órgãos e entidades ligados ao setor e fazer a articulação e execução das politicas publicas com os municípios, deliberou sobre assuntos internos e pautou a próxima reunião que terá, segundo ele, outras importantes siglas envolvidas.
Publicado por: