Campo Grande (MS) – A equipe da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar do Estado (Sepaf), acompanhou na manhã desta segunda-feira (8), a apresentação do projeto ‘Via Láctea’ realizada pelo consultor do Senar/MS, Rodney Guadagnin Santos, que busca alinhar a cadeia produtiva do leite, visando facilitar a logística de operações.
Segundo Rodney, hoje, Mato Grosso do Sul tem o menor preço pago ao produtor (conforme dados do CEPEA) por conta da falta de volume, cabendo assim um projeto onde a forma de trabalhar seja melhor planejada, como se a apresenta o projeto ‘Via Láctea’ que tem como base um serviço de inteligência que organiza as informações recebidas de cada propriedade e através da ação de profissionais define com rapidez o que deve ser feito.
Demostrando em números a eficiência de uma propriedade que faz uso da tecnologia como principal ferramenta, Rodney, falou dos equipamentos que já existem no mercado e fazem diferença na hora de planejar o trabalho, podendo controlar a produção por ordenha, a atividade do animal e até mesmo sua movimentação de rumem.
Para implantar o projeto, que ainda está em fase de finalização, Rodney comenta que devem ser utilizados critérios bastante rígidos na escolha dos produtores que irão participar e muitos cursos e treinamentos serão realizados desde o inicio.
A estrutura necessária, bem como a forma como o projeto será operado, além de sua viabilidade economia também foram apresentados por Rodney que tinha além do staff da Sepaf na plateia, o Secretario Dr. Fernando Lamas e o adjunto Jerônimo Alves e o Presidente da Iagro, Luciano Chiochetta.