Campo Grande (MS) – Muito mais do que incentivar o consumo, a Semana do Leite de Mato Grosso do Sul tem como objetivo divulgar a importância do leite no cenário econômico e social. Diversas ações serão realizadas pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite entre os dias 29 de maio a 5 de Junho. O evento é fruto de uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), com participação dos técnicos do programa Leite Forte.
Inúmeras ações estão programadas, com foco na importância do consumo do leite para saúde, buscando estimular as práticas esportivas e o encontro da população com uma melhor qualidade de vida. Entre elas estão a Blitz do Leite, na qual serão realizadas degustação e distribuição de produtos lácteos em diversos pontos de Campo Grande; o Encontro técnico do leite no Sindicato Rural, onde serão ministradas palestras pela SILEMS e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) – direcionadas para produtores e técnicos agrícolas.
Haverá ainda a venda de produtos lácteos com desconto e o tradicional Leite da Manhã, que reúne lideranças do setor e classe política. A programação inclui distribuição de produtos por meio de promoções em rádios, sites de noticias e mídias sociais.
O evento é comemorativo em alusão ao 1° de Junho, do Dia Mundial do Leite. A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU, sigla em inglês), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial e divulgar seus benefícios.
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite é vinculada a Sepaf e tem a finalidade de sugerir medidas que devam ser adotadas para propiciar o crescimento e a melhoria das atividades da cadeia produtiva do leite em MS.
Kelly Ventorim, Assessora de imprensa da Sepaf e Iagro