Com previsão para inaugurar em 2021, as obras de laboratórios do Centro de Estudos de Recursos Naturais (CERNA) avançam no campus da UEMS (Universidade Estadual de MS), em Dourados. Em visita ao município nesta sexta-feira (26), o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) visitou as obras.
A estrutura de 314,43 m² está sendo construída em parceria entre os governos Federal e Estadual e conta com repasse de R$ 1,182 milhão da Semagro, por meio do Programa Biota através do convênio BIOECONOMIA – Novo Paradigma de Desenvolvimento para Mato Grosso do Sul, em parceria com Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações – MCTI/FINEP. A obra está alinhada com a estratégia de desenvolvimento da ciência e tecnologia em Mato Grosso do Sul.
As pesquisas desenvolvidas no CERNA vão subsidiar a produção sustentável de biocombustíveis atendendo a demanda de pesquisadores locais.
O secretário Jaime Verruck destacou a importância do investimento em biotecnologia, integrado à estratégia macro do governo para promover o desenvolvimento econômico sustentável do Estado.
“A implantação dos conceitos da bioeconomia e a exploração de todas as suas potencialidades certamente não será uma tarefa das mais fáceis, pois demandará novos processos e a integração de diferentes setores como a agricultura, a pecuária e a indústria de transformação. Estamos trabalhando fortemente para colocar Mato Grosso do Sul a frente neste setor”.
De acordo com o pró-reitor de Administração e Planejamento Robsom Amorim, a visita integra o protocolo de trabalho da SEMAGRO e tem o objetivo de vistoriar o andamento das obras em execução das obras que estão a cargo da pasta. Nesta visita, as obras estão relacionadas à ampliação do Bloco C, da Unidade de Dourados.
“A UEMS tem realizado diversas parcerias com a SEMAGRO e isso é muito importante. E é preciso ressaltar que a Universidade tem sido atendidada em muitas solicitações, tanto por parte do secretário Jaime Verruck, quanto pelo superintendente Rodrigo Beretta”, informa Robsom Amorim. O responsável pela Proap ainda ressalta que a proximidade interinstitucional entre UEMS e SEMAGRO, sendo a visita um ato que reforça vínculos.
No entendimento do governador Reinaldo Azambuja, o mais importante no convênio não é o recurso para construção do prédio que abrigará os laboratórios, porém os equipamentos e os pesquisadores que desenvolverão seus estudos naquele ambiente. “A gente não vive de prédio, o que importa é o conteúdo”, disse o governador.
Participaram da visita também o superintendente de Meio Ambiente, produção e ciência e tecnologia da Semagro, Rogério Beretta, o Prof. Dr. Etenaldo Felipe Santiago , docente pesquisador vinculado ao CERNA/UEMS – área de Ciências Biológicas e o Prof. Dr. Luis Humberto da Cunha Andrade, docente pesquisador do CERNA/UEMS – área de Física.
O CERNA
O CERNA desenvolve pesquisa para subsidiar a produção sustentável de biocombustíveis. O Centro é composto por doze laboratórios, distribuídos em dois conjuntos laboratoriais: CL1 e CL2. Parte destes laboratórios são integrados ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN) por meio das atividades dos docentes orientadores. O CL1 é composto por laboratórios multiusuários com atividades nas áreas das Ciências Físicas, Química e Biologia; o CL2 é composto pelos Laboratórios de Biologia e Ecologia, Biotecnologia, Física e Química. Ambos os laboratórios são vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEMS e estão situados na Unidade de Dourados.
Texto e fotos: Priscila Peres