Campo Grande (MS) – Representantes de empresas prestadoras de serviços de base tecnológica e de acesso à internet em Mato Grosso do Sul reuniram-se na tarde de quarta-feira (21) com o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). A reunião foi realizada na Semagro a pedido da Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul (APIMS).
“Trata-se de um segmento muito bem estruturado que atua no desenvolvimento de base de dados, fornecimento de serviços de internet, provedores e cabeamento. É um conjunto de pequenas empresas que prestam um serviço fundamental de base tecnológica para todos os setores de nossa economia, daí a importância dessa aproximação com a Semagro, no âmbito do Propeq e de outros atendimentos que podemos oferecer”, comentou Jaime Verruck.
O secretário também apresentou ao presidente da APIMS, Dário J. Burda Junior, e ao diretor de Assuntos Nacionais da associação, José Luís Costa, mais informações sobre o programa MS Digital. “Eles querem avaliar os possíveis impactos do programa para o setor e demonstraram interesse em contribuir de alguma forma no processo. Nós no comprometemos em apresentar o programa à entidade, tão logo ele seja concluído. Mas todo esse processo de elaboração do MS Digital já prevê a realização de audiência pública para coleta de sugestões da sociedade”, afirmou o titular da Semagro.
O programa MS Digital pretende interligar os 79 municípios de Mato Grosso do Sul e todos os equipamentos das unidades públicas estaduais através de cabos de fibra ótica, dispostos em anéis óticos, criando uma infraestrutura estadual de conectividade digital redundante. “A proposta envolve a melhoria do serviço, redução de custos e atendimento de 100% da demanda do Poder Executivo”, finalizou Verruck.
A Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul (APIMS) reúne 318 provedores licenciados à Anatel existentes no Estado. Atualmente, segundo a entidade, as empresas afiliadas à associação atendem a 50% da internet fixa de Mato Grosso do Sul com conexões de fibra, rádio e cabo.
Publicado por: