A Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) repassou R$ 40 mil para a Coopfap (Cooperativa Mista Familiar da Agricultura e Pecuária) adquirir equipamentos que serão utilizados pela agroindústria Agropolpas no envase de polpas.
A cooperativa está localizada no assentamento Jiboia, em Sidrolândia e com os equipamentos terá que que envasar de forma manual até 400 quilos de polpa por dia, terá capacidade de produzir 500 quilos por hora, em embalagens de 100 gramas e de 1 kg, com rótulo, código de barras, número da inscrição na inspeção sanitária do Ministério da Agricultura.
Atualmente a produção é comercializada em aquisições públicas, para quarteis do Exército e prefeituras. “Com o novo equipamento vamos ter autonomia para vender nossos produtos no varejo e cortar o cordão umbilical das aquisições públicas. Devido a pandemia, estamos com a produção em estoque há mais de um ano e isso para nós é um grande problema. Vamos vender em Sidrolândia a princípio e depois em Campo Grande”, explica o presidente da cooperativa Alberto Alves de Souza.
A Sidropolpas atualmente tem sete produtos com registro no MAPA, podendo comercializar seus produtos em todo o país e até exportar. Toda a matéria-prima é adquirida da agricultura familiar e a agroindústria emprega nove colaboradores atualmente, reduzindo o quadro durante a pandemia.
O convênio de alocação de recursos provenientes do Pro-desenvolve foi assinado pelo secretário Jaime Verruck. “Vimos aqui um modelo de agricultura familiar, onde há uma agroindústria atuando, por meio de uma cooperativa fortalecida. O ideal para o setor. Esse é o objetivo da Semagro junto com a Agraer, gerar o desenvolvimento da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul”, destacou.
O diretor presidente da Agraer, André Borges também participou da assinatura e enfatizou o empenho dos assentados em se unir e buscar auxílio para expandir as atividades, além disso, ressaltou o trabalho dos técnicos da Agraer em prestar o atendimento necessário para auxiliar os produtores familiares.
Priscilla Peres, comunicação Semagro