Campo Grande (MS) – A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) participa nesta semana, de seminários sobre a cadeia do leite realizado em regiões estratégicas do Estado e com a participação da Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite).
Na quinta-feira (17), foi realizado em Dourados o Seminário Regional do Leite durante a 54ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Dourados). O presidente da Abraleite, Geraldo Borges falou sobre o cenário atual do setor e as perspectivas da cadeia leiteira, mas o encontro também palestra sobre as alternativas de alimentação para vacas leiteiras no inverno com o gestor de desenvolvimento da Agraer, Roberto Nakayama.
Já na sexta-feira (18), o encontro aconteceu durante a 40ª Exposição Agropecuária de Camapuã, onde foram abordados temas como a defesa da classe produtora de leite, construção de políticas públicas para a pecuária leiteira, organização e consolidação da cadeia produtiva do leite.
Os debates contaram com a presença da coordenadora de Agricultura Familiar da Semagro, Ariani Monaly Garcia, que reuniu agricultores familiares de cada município para tirar dúvidas e saber sobre o setor e seus gargalos.
O presidente da Abraleite, Geraldo Borges, destaca que 2017 foi um ano atípico para o setor, visto que o preço despencou na entressafra, gerando uma série de prejuízos aos produtores rurais. “A Associação trabalha para que a cadeia tenha estabilidade, para que tenha uma remuneração justa ao produtor, para que não fique essa gangorra de preços”, disse.
De acordo com ele, no ano passado o preço do leite começou a cair em maio e só houve uma recuperação no começo deste ano. “Foi o pior ano para o produtor, principalmente por que a entressafra é a época quando os preços sempre sobem e é quando o gasto é maior. Mas, agora são feitas tratativas para que o preço melhore”.