Semagro participa de oficina regional do programa FIP Paisagens Rurais de conservação do cerrado

Categoria: MEIO AMBIENTE | Publicado: quinta-feira, junho 24, 2021 as 17:34 | Voltar

A equipe da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) participou nesta quinta-feira (24) da Oficina de Apresentação do Projeto FIP Paisagens Rurais. O encontro on-line foi organizado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, por meio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

O projeto tem como objetivo fortalecer a adoção de práticas de conservação e recuperação ambiental e práticas agrícolas de baixas emissões de carbono em bacias hidrográficas selecionadas no bioma Cerrado. Além de autoridades regionais e integrantes do projeto, participou a Coordenadora-Geral de Apoio aos Estados da Diretoria de Regularização Ambiental do SFB, Jaíne Cubas.

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck destaca que o projeto FIP Paisagens Rurais está alinhado com a política estadual de desenvolvimento sustentável e contribui para avanços na meta de Estado Carbono Neutro.

“O projeto está focado na regularização ambiental principalmente de propriedades voltadas para pecuária, onde há necessidade da recuperação de pastagens, com mudança do uso de solos. E quer reunir forças para aplicar a metodologia de início em 138 propriedades identificadas, chegando a meta de 600, que será um grande resultado para o Estado”, destaca.

A programação contou com uma discussão sobre as estratégias e ações do governo estadual na implementação da agenda de regularização ambiental e uma apresentação sobre o Programa Estadual de Conservação de Solo e Água. Também foram  apresentados mais detalhes das ações do projeto FIP Paisagens Rurais e um status da implementação em campo com as atividades desenvolvidas pelo SENAR.

Ao final, haverá um trabalho em plenária para identificação de sinergias e pontos em comum com outras iniciativas que estão ocorrendo na mesma região e a consolidação de encaminhamentos.

O FIP Paisagens Rurais tem entre seus resultados esperados a recuperação de 100 mil hectares de pastagens degradadas e de 7 mil hectares de áreas de APPs e RLs, atuando em sete estados. Para que o projeto alcance êxito em campo, o apoio dos órgãos estaduais responsáveis pelas políticas ambientais tem sido imprescindível para avançarmos na agenda da regularização ambiental.

No caso do estado de Mato Grosso do Sul, o projeto tem como meta atender 600 imóveis rurais na área da ottobacia hidrográfica (8652) que contempla parte dos municípios de Campo Grande, Jaraguari, Bandeirantes, Camapuã, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Rio Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Alvorada do Sul, Sidrolândia e Terenos, situada na porção sudeste do estado, próximo às divisas com os estados de Minas Gerais e São Paulo. Saiba mais sobre o projeto no link.

 

Publicado por: pperes@semagro.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.