Campo Grande (MS) – O titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), secretário Jaime Verruck falou sobre as alternativas para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul durante o Encontro de Prefeitos realizado nesta sexta-feira (4), pelo Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento do Estado.
Responsável pela secretária voltada para o apoio ao setor produtivo do Estado, o secretário citou as ações feitas pelo Governo do Estado nos últimos anos visando o desenvolvimento, principalmente em segmentos estratégicos como a logística, agronegócio, comércio e turismo.
“Todos os negócios do Estado precisam mudar de patamar. Os modelos estão se esgotando e o que usamos hoje, em breve não vai mais funcionar”, disse o secretário Jaime Verruck sobre a necessidade de mudar a visão e pensar no desenvolvimento de forma mais consciente e clara.
Na oportunidade, o superintendente do Sebrae, Claudio Mendonça, lançou o prêmio Prefeito Empreendedor 2018 e seu regulamento. Falou ainda sobre a importante do desenvolvimento para a geração de emprego no Estado e a necessidade de fortalecer o setor produtivo e atuar voltado para uma geração de inclusão.
O encontro foi promovido pelo Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento, em parceria com o Sebrae e Assomasul, com o intuito de discutir desenvolvimento econômico e promover soluções inovadoras em setores essenciais. O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, participou do evento e falou sobre o desenvolvimento no contexto federativo.
Diretor de novos negócios da IMA – Informática dos Municípios Associados de São Paulo, Jorge Paulo Fernandes, ministrou sobre o case de Campinas/SP no uso de consórcio público em cidades inteligentes. E o superintendente da Sudeco no Centro-Oeste, Marcos Derzi, comentou sobre mecanismos de financiamento para o Estado.
O presidente do Fórum MS, Renato dos Santos Lima, secretário em Corumbá, acredita que ao atender às demandas da sociedade com maior eficácia e agilidade, o município gera economia de recursos públicos e cria condições para o desenvolvimento e fomento de novos negócios.
“Ao disseminar o conceito de cidades inteligentes e competitivas entre os agentes públicos de Mato Grosso do Sul trazemos à tona o desenvolvimento sustentável e moderno”, conclui o presidente do Fórum de secretários.
Fotos: Sahar Safa