Campo Grande (MS) – A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura) renovou Termo de Cooperação com o Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas do Brasil/MS), na manhã desta segunda-feira (2), visando o desenvolvimento e o fortalecimento do cooperativismo no Estado, que hoje é o setor que mais investe em Mato Grosso do Sul.
Ao assinar o Termo, o titular da Semagro, secretário Jaime Verruck afirma que desde o início do atual governo foi estabelecido que a expansão do cooperativismo é uma das linhas importantes para o desenvolvimento. “As cooperativas têm crescido muito em vários segmentos, sendo crédito com aumento substancial, armazenagem em expansão, setor industrial e saúde também”.
Numa ação conjunta do governo do Estado e a OCB, foi estabelecido a obrigatoriedade de destinar 10% do total de recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) para o setor de crédito cooperativista. A definição deve ser ainda regulamentada, mas para o secretário Jaime Verruck representa um avanço em reconhecer as cooperativas como importantes para a expansão da tomada de crédito no Estado.
Já o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, destacou a importância do acordo para todo o Estado, já que o cooperativismo é o segmento que mais fez investimentos em infraestrutura nos últimos dois anos. “Esse acordo facilita o nosso acesso aos órgãos governamentais, possibilitando maior êxito em nossas demandas”, frisou.
A reunião definiu ainda que serão intensificadas as capacitações de técnicos da Semagro e da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) sobre o cooperativismo e firmado um convênio com a Jucems (Junta Comercial) para que haja um acompanhamento do registro das cooperativas para que tais cumpram a legislação vigente.
O secretário Jaime Verruck lembrou dos esforços que o governo tem feito nos últimos anos para facilitar o acesso do empresariado a linhas de financiamento com juros baixos, como o FCO. Em outras frentes, o governo tem tomado medidas efetivas para eliminar burocracias e agilizar o atendimento aos empreendedores em geral, citando as mudanças feitas no Manual de Licenciamento Ambiental do Imasul e a implantação da Junta Comercial Digital como exemplos.
Participaram da reunião em que ocorreu a assinatura da renovação do Termo:, a superintendente do Sistema OCB/MS, Dalva Caramalac; o presidente e o vice-presidente da Sicredi Campo Grande, Wardes Lemos e Antônio Kurose, respectivamente; o presidente da Cooasgo, Sérgio Marcon; o presidente da Camva, Ronaldo Issau; o superintende de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Thomitão Beretta; o superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Bruno Gouvêa Bastos; o assessor institucional do Sistema OCB/MS, Sadi Depauli; o assessor jurídico do Sistema OCB/MS, dr. José Vigo e a coordenadora de Competitividade Empresarial da Semagro, Fernanda Lopes.
Colaborou: Priscilla Peres.