Semagro e Fundect dão novos passos para ampliar o ensino científico dentro das escolas

Categoria: AÇÃO ESTRATÉGICA, CIÊNCIA TECNOLOGIA & INOVAÇÃO, FUNDECT | Publicado: terça-feira, maio 8, 2018 as 16:25 | Voltar

Campo Grande (MS) – No dia 2 de maio durante o seminário “Educação Profissional Articulada ao setor produtivo de Mato Grosso do Sul”, o Governo do Estado lançou o desafio de integrar o mercado de trabalho com a educação a fim de formar alunos mais preparados. E nesta terça-feira (09), o trabalho começou a dar os primeiros passos.

A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e sua vinculada Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS), estiveram na Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís para discutir a ampliação da Ciência e Tecnologia dentro do ensino básico estadual.

Localizada no bairro Coophatrabalho, a escola de Ensino Médio em tempo integral foi a 1ª colocada entre as Escolas Públicas de Mato Grosso do Sul no ranking do Enem, e se destaca pela participação em feiras de ciência. Por tais indicadores, foi escolhida pela equipe para as primeiras conversas sobre a integração com a pesquisa.

O secretário-adjunto Ricardo Senna e o diretor-presidente da Fundect, Marcio de Araújo Pereira foram recebidos pelo diretor Paulo Antonio Castaldeli, que apresentou a escola e afirmou estar bastante satisfeito com a iniciativa do Governo do Estado. “Pensávamos que a Fundação era algo distante de nós, mais voltado para a universidade”.

Diretor da Fundect, Marcio disse que é necessário inserir o olhar científico dentro do Ensino Fundamental. “Nós precisamos trabalhar para criar uma nova geração de pesquisadores e cientistas e, para isso, precisamos olhar agora para quem está começando sua vida educacional.

Ricardo Senna avaliou como positivo o primeiro encontro e disse que o próximo passo é ter dimensão de como estão as iniciativas na rede estadual dentro desse segmento, para então reunir forças e ampliar a ciência e tecnologia dentro das ações que já são feitas. “ÁS vezes temos as ferramentas dentro de casa e não estamos utilizando. Precisamos otimizar”.

O diretor do campus da UEMS (Universidade Estadual de MS), Waldir Leonel, também participou da reunião e se dispôs para possíveis parcerias com a rede de ensino básico, tanto na formação dos alunos quanto na capacitação de professores.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.