Campo Grande (MS) – Secretários de Agricultura de vários municípios da região Conesul do Estado, representando o Consórcio Intermunicipal do Conesul, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (6) com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, e com o secretário adjunto Ricardo Senna. “O objetivo foi fazer uma discussão a respeito de uma política para Agricultura Familiar naquela região, que tem uma densidade grande dessa modalidade de lavoura. Fizemos primeiro uma avaliação daquilo que já vem sendo feito e, principalmente, da disponibilidade de equipamentos”, explicou Verruck.
A primeira e principal demanda apresentada pelos secretários municipais é a necessidade de equipamentos agrícolas específicos. Jaime Verruck informou que os parlamentares da bancada federal já estão direcionando emendas para aquisição de máquinas e implementos agrícolas, sendo que boa parte será destinada a esses municípios. Os secretários sugeriram fazer uma avaliação local do que é mais urgente e necessário e, desta forma, contribuir com a compra desses equipamentos de modo que atendam as demandas dos agricultores.
“O fato principal é que chegamos à conclusão de que se faz necessária uma ação coordenada em termos de Agricultura Familiar para a região Conesul. Percebemos que existem algumas similaridades entre municípios, e também muitas particularidades, mas que temos condições de acionar”, disse Verruck.
Uma demanda específica apresentada pelos secretários municipais é a distribuição de calcário para correção do solo. Verruck informou que já está sendo finalizado um projeto nesse sentido, tendo sido autorizado pelo governador Reinaldo Azambuja. “Acho que é um ponto extremamente importante. O projeto está praticamente finalizado, em breve será possível atender esse pedido dos produtores”.
Outro ponto é sobre a possibilidade de ampliação do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) tanto do Estado quanto do governo federal, principalmente nesse período de crise. “Isso seria uma forma da gente estimular a Agricultura Familiar e, ao mesmo tempo, atender as famílias carentes desses municípios.” O PAA assegura recursos para que os municípios comprem diretamente dos pequenos agricultores a produção de alimentos e distribuam para entidades ou diretamente às famílias carentes.
Ficou acertado que será realizada uma reunião ampliada nas próximas semanas, na região, com todos os secretários de Agricultura dos 14 municípios do Conesul, quando será possível delinear um plano conjunto para enfrentamento dos problemas e potencialização da Agricultura Familiar.
Participaram da reunião na Semagro os secretários municipais Paulo Cezar Farias, de Paranhos; Carlinhos de Iguatemi; Rogério Dias da Silva, de Juti; Maurício Moraes, de Caarapó, Sérgio Ribeiro, de Amambai, e os vereadores Chicão e Nilsinho, de Caarapó.