Campo Grande (MS) – A Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) definiu através de uma portaria publicada nesta terça-feira (1º) as áreas prioritárias para o fomento de projetos de pesquisa, de desenvolvimento de tecnologias e inovações para o período 2020-2023, no âmbito da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).
Conforme explicou o Secretário Adjunto da Semagro, Ricardo Senna, a definição das áreas prioritárias tem como objetivo alinhar a atuação da Fundect ao Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a fim de alcançar os objetivos e as metas estabelecidos no referido plano.
Segundo o documento ficam estabelecidos como prioritários os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovações voltados para as seguintes áreas: Agronegócio; Bioeconomia; Biotecnologia; Cidades Inteligentes; Energias Renováveis; Biodiversidade; Saúde Animal; Saúde Humana; e Tecnologias Sociais e Assistivas.
Ricardo Senna comentou que as definições dessas áreas prioritárias são importantes para alinhar com as estratégias de desenvolvimento estabelecidas pelo Governo do Estado. “Esse alinhamento visa impulsionar o desenvolvimento do Estado tendo como base a pesquisa científica, a pesquisa tecnológica e de inovação. Precisamos avançar as pesquisas em saúde humana e animal, energias renováveis, precisamos promover o desenvolvimento social por meio de tecnologias sociais e assistidas, promover a economia 4.0, uma economia de carbono neutro, uma economia onde a nossa biodiversidade se transforme em nossa principal riqueza, criando um novo paradigma de desenvolvimento “. Completou.
A interlocução com as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e demais atores envolvidos com as ações de ciência, tecnologia e inovação no Estado de Mato Grosso do Sul, visando dar total visibilidade a esta Deliberação, será promovida pela Fundect, explica Ricardo, lembrando que as determinações do documento não se aplicam às ações em andamento ou que tenham sido iniciadas até a data de sua publicação.
Confira a publicação na integra, clicando aqui.
Kelly Ventorim, Assessoria de Comunicação da Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)