Campo Grande (MS) – A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) está debatendo as pautas da agricultura familiar no âmbito do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (PROPEQ). Nesta quarta-feira (5), na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, participou do Seminário de Desenvolvimento Local, no qual foram debatidos assuntos ligados à agricultura familiar e as políticas públicas para o setor.
O evento, que iniciou na terça-feira (4) e termina nesta quinta-feira (6) é uma realização da Semagro e Sebrae-MS, por meio do PROPEQ e debateu produção rural, cooperativismo e associativismo tendo como participantes prefeitos, gestores públicos, agricultores, instituições e profissionais com interesse no setor.
“Esse seminário veio em uma hora oportuna. Nós estamos com 15 dias de criação da Semagro e nessa nova estrutura de secretaria nós incorporamos a agricultura familiar. A discussão do tema foi importante para que conhecêssemos a problemática em torno desse setor, que se insere plenamente nos eixos do PROPEQ. Hoje fizemos uma abordagem sobre a importância das cooperativas para o setor”, lembrou Ricardo Senna. No período da manhã, o secretário adjunto da Semagro fez a mediação do painel “Cooperativismo e Associativismo”.
Na manhã desta quinta-feira será realizada uma reunião de trabalho entre os participantes do seminário para a definição de Políticas Públicas. No período da tarde será feito o fechamento da proposta de políticas públicas para o desenvolvimento das cooperativas de agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. “Esse documento vai nos servir de insumo para incrementarmos a política e diretrizes estaduais para o setor”, finalizou Ricardo Senna.
O Seminário de Desenvolvimento Local em Dourados contou com o apoio da Assomasul, Embrapa Agropecuária Oeste, OCB/MS e TCE/MS.
Fotos: Afranio Pissini/Sebrae-MS