Campo Grande (MS) – A instalação de free shops nas fronteiras brasileiras deu mais um passo ontem (07), com a realização de um seminário nacional sobre o tema, em Brasília. Mato Grosso do Sul tem interesse na regulamentação e participou por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
Atualmente os free shops estão instalados apenas em aeroportos internacionais dos grandes centros e o superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Semagro, Bruno Gouvêa Bastos, acredita que a importância da discussão é justamente ampliar as lojas do campo metropolitano para as fronteiras.
“Desde 2008 estamos esperando a regulamentação da Receita Federal para instalação dos free shops na fronteira e os requisitos para empresas que poderão participar. Mas Mato Grosso do Sul pode se beneficiar muito com isso, principalmente na questão de circulação de dinheiro e geração de emprego e renda nessas regiões”, destaca Bruno.
O Brasil tem 32 municípios em faixa de fronteira com potencial para implantação dos free shops. Em Mato Grosso do Sul são sete cidades na expectativa da regulamentação sendo Corumbá, Porto Murtinho, Bela Vista, Ponta Porã, Mundo Novo, Paranhos e Coronel Sapucaia.
Fomentar o desenvolvimento da faixa de fronteira é uma das ações do Governo do Estado, que tem feito tratativas como ProFront (Programa Estadual de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira), lançado este ano com o intuito de atrair empresas e o crescimento econômico para a região.
O Seminário Nacional sobre instalação dos Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira, foi realizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em parceria com o Parlasul, do Parlamento Amazônico e da Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops em Cidades de Fronteira.