A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) deu início aos preparativos para participação no Pantanal Tech MS, evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e que acontecerá entre os dias 28 e 29 de junho de 2024, na Unidade Universitária de UEMS, em Aquidauana.
A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) órgão vinculado à Semadesc, é uma das organizadoras do Pantanal Tech MS, em conjunto com a UEMS, Fundação MS e Embrapa Pantanal, dentre outras. O evento conta com o apoio dos cursos de Graduação e de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da UEMS: Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia.
Na terça-feira (27), o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho reuniu-se com a Semadesc e órgãos vinculados para apresentar o Pantanal Tech MS. “A proposta do Pantanal Tech MS é apresentar uma agenda positiva entre sustentabilidade e produção na região geográfica do bioma Pantanal, de modo a divulgar as boas práticas tecnológicas e inovadoras da produção sustentável. Em breve teremos o lançamento do evento pelo Governador do Estado de MS, Eduardo Riedel, e demais Instituições apresentando a programação e as informações do evento”, afirma o reitor.
“Esse será um evento inovador, que tem como objetivo proporcionar a interação entre os diversos atores do desenvolvimento sustentável do Pantanal sul-mato-grossense. Nós, da Semadesc e vinculadas, estaremos no evento apresentando com nossos programas e ações que visam promover um Mato Grosso do Sul cada vez mais Verde, Inclusivo, Próspero e Digital”, comentou o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna.
Senna acompanhou a apresentação feita pelo reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ao lado do diretor-presidente do Imasul, André Borges; do presidente da Fundect, Márcio Pereira; do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta; do diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman e do diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Júnior.
O Pantanal Tech MS trabalha no Eixo estratégico “Desenvolvimento sustentável do Pantanal”, que abrange: Agricultura familiar, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária sustentável, Economia criativa, Empreendedorismo, Geração de renda, Inclusão produtiva, Inovação, Sustentabilidade e Turismo. Também busca inserir dentro do contexto do bioma, oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, além de buscar inserir o Pantanal na temática da COP 30, observado os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
Confira os principais temas que serão discutidos:
- Produção sustentável no Pantanal: da mesa à exportação
- Boas práticas de produção sustentável no Pantanal
- Rota Bioceânica: oportunidades e desafios para o Pantanal
- COP 30/Agenda 2030/ODS
- Agricultura familiar, de ribeirinhos e de povos originários
- Fazenda Pantaneira Sustentável
- Preparando as futuras gerações
- Turismo de Pesca Sustentável: mudança de conceito; turismo de serra e charme
- Protocolo de carne sustentável e orgânica do Pantanal
- Manejo de pastagens; manejo e recuperação de pastagens nativas e exóticas
- Uso e conservação dos solos do Pantanal
- Manejo genético e reprodutivo
- Programa estadual de pagamento dos serviços ambientais
- Crédito de Carbono
Marcelo Armôa, com informações da UEMS
Fotos: Leandro Benites, Fundect