O Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) reuniu-se nessa segunda-feira (30), em evento concorrido que contou com a presença de autoridades e parceiros, para apresentar as principais ações que serão realizadas em 2023. Na ocasião, o secretário Jaime Verruck e o secretário-adjunto Ademar da Silva Junior, representando a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação); além de Ricardo Senna (secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc), foram integrados na composição do colegiado. Já Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, da Ciência e Tecnologia), manteve assento no Conselho.
O evento foi intitulado “Sebrae 2023 – Inovando Caminhos Para Empreender” teve mostra dos principais projetos e foi palco de assinaturas importantes para o ambiente de negócios do Estado. Com a Semadesc foi firmado Protocolo de Intenções visando o fomento da Ciência, Tecnologia e Inovação. E ainda com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), órgãos vinculados à Semadesc, outro termo de cooperação para integração à RedeSim.
O secretário Jaime Verruck explica que o protocolo de intenções firmado entre Semadesc e Sebrae tem por objetivo implementar iniciativas para apoiar empreendedores, empresários, pesquisadores e gestores públicos no âmbito da inovação, ciência e tecnologia. A iniciativa está dividida em quatro eixos temáticos para o desenvolvimento e a criação de ambiência favorável aos pequenos negócios, bem como, aumentar sua competitividade: inovação, pesquisa e desenvolvimento e qualificação profissional; estímulo a negócios inovadores; política pública e ambiência para inovação; e inovação e desenvolvimento sustentáveis.
Com relação à Iagro, o convênio marca a adesão desse órgão ao grupo de instituições licenciadoras que integram a Redesin no Estado. A Redesin é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da união como dos estados e municípios. em Mato Grosso do Sul, a Jucems coordena o sistema integrador estadual e a entrada da Iagro trará mais praticidade e celeridade ao processo de abertura e registro de empresas.