A Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) por meio da SEQUALIT (Secretaria de Estado de Qualificação e Trabalho) em parceria com Funtrab vai ajudar na qualificação profissional e capacitação de mão de obra para atendimento ao setor turístico em Bonito. A ação está prevista dentro da política da transversalidade institucional, evidenciada com o lançamento hoje (23) durante o Festival de Inverno de Bonito, do projeto “Bonito Eco Criativa”, pelo governador Eduardo Riedel.
Com o objetivo de consolidar a cidade de Bonito como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, o projeto será executado por intermédio da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e terá o apoio de diversos parceiros promovendo práticas responsáveis e sustentáveis que beneficiem tanto a comunidade local quanto o meio ambiente. O lançamento contou com a presença do secretário-executivo de Qualificação da Semadesc, Esaú Aguiar.
Durante o evento ele apresentou o MS Qualifica Turismo, que pretende levar 20 cursos de qualificação profissional na área de turismo e economia criativa para mais de 400 pessoas que desejam potencializar seus negócios ou se inserir no mercado de trabalho na região. Para o Secretario Executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, “a participação da sociedade é extremamente importante para construção de políticas públicas voltadas para qualificação profissional que atendam as suas necessidades, fomentando o desenvolvimento do estado de Mato Grosso do Sul”.
Aguiar destacou a importância da qualificação neste processo e o papel da SEQUALIT . “A Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho é uma secretaria nova, que veio como resposta do nosso Governador a uma demanda posta quando ele recebeu o Estado. É um desafio que temos de cada vez mais melhorarmos a qualidade da nossa mão de obra. Promovermos o emprego, o trabalho e renda. Estamos juntos nessa construção. Queremos que os projetos e programas atendam a necessidade de vocês. Então realmente aqui é um compromisso que nós assumimos, que é desenvolver o Estado de maneira Próspera, Verde, Digital e Inclusiva”, pontuou.
O governador destacou que o objetivo é incluir a população no desenvolvimento gerado por meio do turismo. “O objetivo é fazer de Bonito um projeto piloto que congrega quatro grandes eixos econômicos para assim ter a cidade como referência, além do ecoturismo, de evolução da qualidade de vida, principalmente para os cidadãos aqui de Bonito. A gente quer ver toda a inclusão acontecer a partir do turismo. É um projeto ousado que envolve qualificação”, disse.
O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, explicou que o “Bonito Eco Criativa” vem em um momento de aumento de turistas, de 200 mil para 300 mil/ano, em um período de cinco anos, o que gerou necessidades específicas, como a qualificação profissional e mais ainda cuidado com a questão ambiental.
Segundo ele, o projeto é “um movimento transformador e estruturante para a cidade”. “Nós estamos conseguindo materializar a transversalidade (do governo) aqui na prática. E nós não estamos começando esse movimento hoje. Ele já está acontecendo. A gente está anunciando para vocês algo que já vem acontecendo há dois anos. E agora ele toma forma, toma uma marca para a gente poder começar a ter mais forte. O que é esse trabalho de referência? A gente está com o olho no futuro, agindo no presente”, declarou.
“Esse é o objetivo do nosso movimento, que é o turismo como instrumento para reposicionar Bonito como um destino responsável, criativo e inovador. Nós chegamos num ponto de Bonito aqui da curva crescente de fluxo, mas se a gente não pensar agora os próximos 20, 30 anos e começar a agir agora com ações transformadoras, a gente não consegue manter essa vanguarda do que é o principal destino de ecoturismo do país”.
Eixos principais
Alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável e políticas climáticas, o foco do projeto ‘Bonito Cidade Ecocriativa’ se baseia em quatro eixos estratégicos: educação, sustentabilidade, economia criativa e inovação.
Na educação, a intenção é gerar oportunidades para os jovens acessarem novos conhecimentos, além de apoiar a qualificação permanente do trade e colaboradores. Os parceiros nessa área são o Sesi, a implementação do curso de robótica na rede municipal, e a SED (Secretaria de Estado de Educação), na implantação da Escola de Hospitalidade e Turismo de Bonito.
Na área de sustentabilidade serão promovidas novas práticas que contribuam para a redução das emissões de carbono no setor do turismo (água, energia, resíduos), em uma parceria com a Green Initiative – certificação de Bonito com Destino de Ecoturismo Carbono Neutro.
Na economia criativa, o “Bonito Eco Criativa” vai apoiar a comunidade em estratégias que incentivem uma governança comunitária efetiva, que permita acesso à cultura e ao lazer e que incentive a economia criativa associada ao turismo, tendo como parceiros a Superintendência Economia Criativa, Sebrae, Semadesc e Prefeitura de Bonito.
E no quesito inovação, o objetivo é apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para os desafios do destino turístico de Bonito. Os parceiros dessa área são Sesi, Ministério do Turismo e Instituto Ciudades del Futuro.
Rosana Siqueira da Semadesc e Paulo Fernandes, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende