As políticas públicas voltadas à ciência e tecnologia em Mato Grosso do Sul, executadas pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), estão sendo apresentadas no Espaço Conexões Inovadoras durante o EmpreendeFest 2025, o maior festival de empreendedorismo realizado pelo Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), que acontece hoje e amanhã (1º e 2 de outubro), no Bosque Expo, em Campo Grande.
O ambiente reúne 40 startups apoiadas pelo Governo do Estado, traduzindo na prática o tema do evento: “Se tá aqui, tá no futuro”. No Conexões Inovadoras, ciência, tecnologia e empreendedorismo se encontram para apresentar soluções disruptivas capazes de transformar pequenos negócios.
O público pode conhecer uma exposição com as startups, conferir os debates do Palco Inovação e participar de mentorias abertas e gratuitas voltadas a quem deseja inovar nos negócios.
A exposição traz startups de base científica, conhecidas como deep techs, que aplicam engenharia e pesquisa avançada para resolver desafios globais e criar tecnologias transformadoras.
Mais do que uma mostra de projetos, o espaço é um convite a mergulhar na cultura da inovação. “O Conexões Inovadoras tem o papel de fomentar a inovação em Mato Grosso do Sul, apresentando pesquisas e projetos que são realizados aqui e, ao mesmo tempo, aproximando a academia do mercado. Esse encontro resulta em mais avanços para o desenvolvimento local”, destacou Flávio Domeniche, analista técnico do Sebrae/MS.
Painéis e conexões
Durante os dois dias de EmpreendeFest, especialistas do mercado também estão presentes no Conexões. Na tarde de hoje (1º), o público acompanhou o debate “Políticas Públicas de Promoção de Ciência, Tecnologia e Inovação”, comandado pelo secretário-executivo de Ciência e Tecnologia da Semadesc, Ricardo Senna, que destacou as ações da secretaria para apoiar os ecossistemas de inovação do Estado.
“Estamos vivendo um momento em que inovação é sinônimo de competitividade. O papel do Governo é criar condições para que essas startups se conectem ao mercado, tenham acesso a financiamento e possam crescer. O apoio às deep techs é fundamental, porque são iniciativas que nascem do conhecimento científico e podem se transformar em soluções que mudam a vida das pessoas e fortalecem a economia sul-mato-grossense”, afirmou Senna.
Entre as ações da sua pasta para impulsionar a C&T em MS ele cita as parcerias com as universidades e o sistema S. “Com Senac disseminamos a cultura da inovação para alunos do ensino médio, cursos profissionalizantes e sensibilização das empresas do setor de comércio, turismo. Junto as universidades vamos começar a fazer uma trilha de capacitação e conhecimento dos ecossistemas e pesquisadores das universidades.
As universidades precisam ter apoio a pesquisas inovadoras, ter incubadoras, agências e dar suporte a várias coisas”, concluiu.
Rosana Siqueira, da Semadesc com informações do Sebrae MS