O Plano de Qualificação Profissional para a Inclusão, Produtividade e o Emprego no Estado de Mato Grosso do Sul, “MS Qualifica” foi destaque na quarta-feira (22), na Casa Rural, durante o 28º Encontro de Jovens da Agropecuária, na Casa Rural. Com o tema “Mercado de trabalho e formação profissional”, o encontro foi organizado pelo Senar/MS e Comissão Famasul Jovem, MNP (Movimento Nacional de Produtores), Rehagro e Novilho Precoce/MS com o apoio da Famasul.
Na oportunidade, o Secretário Executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Bruno Bastos, falou sobre o programas em execução que prevê a oferta de capacitação para mais de 13 mil pessoas com R$ 12,5 milhões em recursos federais do Governo do Estado e parceiros do Sistema S. Bastos também destacou os projetos como o Voucher Transportador e Voucher Desenvolvedor, que neste caso foi lançado dia 21 de novembro e segue até 19 de janeiro de 2024 e as informações podem ser acessadas em https://ww3.ms.senac.br/Cursos/voucherdev . Essa é mais uma ação realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com a Secretaria de Educação e o Sistema Fecomércio, por meio do Senac.
“Serão 400 vagas para estudantes da Rede Estadual de Ensino, que estejam no mínimo no 2º ano do Ensino Médio e mais 140 para profissionais como vocês que estão aqui essa noite, o desenvolvimento de sistemas é uma ação transversal e muito aplicada ao Agro 4.0, tenho certeza que será uma grande oportunidade para vários de vocês que estão buscando conhecimento aqui essa noite”, ressaltou Bastos.
“Vejo aqui a possibilidade de renovação dos nossos quadros de líderes e profissionais que atuam no agro e fazem com o que o setor seja reconhecido mundialmente pela sua eficiência e pelos resultados. Só há transformação através do conhecimento. O estado é referência no agro, nosso diferencial está na produtividade e na sustentabilidade agregada e isso já é resultado do conhecimento”, frisou o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, durante o evento..
“Nosso propósito é levar informação para o público que quer ingressar no mercado de trabalho. Este tipo de conhecimento agrega e dá o diferencial para quem participa. Esta é uma oportunidade para se destacar profissionalmente”, explica o presidente da Comissão Famasul Jovem, Lucas Ingold.
Um dos palestrantes, o administrador e diretor de estratégia, Rogério Fonseca, enfatizou as aptidões necessárias para se destacar no mercado de trabalho. “O conhecimento é essencial, mas ter habilidades, atitude para solucionar problemas é imprescindível. Este é o equilíbrio necessário na liderança: alcançar metas com o time fazendo certo”, detalha.
Para o especialista em gestão de pessoas no agro, Marcelo Cabral, conhecer temperamentos faz toda diferença. Sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico. Isso tem impactado diretamente nos resultados, na otimização das equipes de trabalho. O mercado precisa de profissionais que assumam responsabilidades e tenham consciência do seu papel. Seja uma pessoa que invista em conhecimento e compartilhe o que aprender”.
No final do evento, o público tirou dúvidas e interagiu com os especialistas durante uma mesa redonda.
Participaram do evento o diretor-presidente da Funtrab, Ademar da Silva Jr.; o secretário executivo de qualificação e trabalho da Semadesc, Bruno Bastos; o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Fábio Carvalho; o vice-presidente do Sindicato Rural de Chapadão, Maiquel de Gasperi; o superintendente da Novilho Precoce, Alexandre Guimarães e o assessor da Assessoria de Planejamento do Governo de MS, Araquem Ibrahim.
Com informações de Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
Fotos – Ellen Albuquerque