Campo Grande (MS) – Os debates, palestras e painéis sobre o setor de Florestas Plantadas em Mato Grosso do Sul e toda a cadeia produtiva envolvida, a serem promovidos durante o MS Florestal 2015, serão abertos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE) e pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). O 4º Congresso Florestal do Estado – MS Florestal 2015, inicia-se nesta segunda-feira (13) e encerra na quarta-feira (15). O evento terá como tema “Novos desafios da Indústria de árvores no MS” e contará com a presença de palestrantes de renome que compartilharão suas experiências abordando assuntos que contribuirão para o desenvolvimento do setor. As palestras debates e painéis acontecem no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. A abertura do congresso será feita pelo governador Reinaldo Azambuja.
Na terça-feira (14), o diretor de Licenciamento Ambiental do Imasul, Ricardo Éboli Ferreira Gonçalves , ministra palestra das 08h30 às 9h, na qual abordará as novidades sobre a concessão de licenças nesta nova gestão do Governo do Estado. “Vamos dar maior celeridade ao processo de licenciamento ambiental, de forma que essa etapa não seja um empecilho na atração de novos empreendimentos e investimentos para o nosso Estado”, diz o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.
Também na manhã de terça-feira, das 10h20 às 12h, o secretário Jaime Verruck será o moderador do Painel Transporte: “Necessidades de Investimentos de curto; médio e de longo prazo para o MS”, juntamente com Aires Galhardo, Diretor Florestal da Fibria Celulose. Durante o painel serão realizadas as palestras: “A importância da multi-modalidade de transportes para o setor florestal de Mato Grosso do Sul”, com o Engenheiro Agrônomo João Pedro Cuthis Dias; apresentação do secretário de Estado de Infra-Estrutura, Ednei Marcelo Miglioli, com as propostas da nova gestão para o setor; e a palestra “O Planejamento e as Obras: Plano Nacional de Logística e Transportes-PNLT, Programa de Aceleração do Crescimento-PAC e Plano de Investimento em Logística-PIL”, com Edson Giroto, assessor especial do Ministério dos Transportes.
Florestas Plantadas em MS
Mato Grosso do Sul conta atualmente com cerca de 800 mil hectares plantados de eucalipto, podendo chegar a mais de um milhão muito antes do previsto por ocasião do lançamento do Plano Florestal em 2008. O Estado sedia duas fábricas de celulose e uma terceira está prestes a ser instalada no município de Ribas do Rio Pardo. De acordo com os organizadores do MS Florestal, diante desta realidade é necessário um trabalho em conjunto do governo do Estado, juntamente com os prefeitos dos municípios envolvidos com o setor de base florestal para maximizar os esforços na melhoria da: infraestrutura; qualificação; desoneração da carga tributária; defesa sanitária; genética e ainda na formação de um núcleo de Prevenção, Controle e Combate a incêndios.