Entre os dias 7 e 9 de dezembro acontece a segunda edição do Simpósio Estadual de Fitossanidade – Resgatando a Sustentabilidade, que terá extensa programação a fim de integrar órgãos e entidades do setor produtivo em prol de melhorias na defesa sanitária vegetal. Devido a pandemia de Covid-19, o evento será realizado online.
O evento é realizado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e é voltado para produtores rurais, fiscais agropecuários federais e estaduais, gestores de desenvolvimento rural, técnicos, consultores, produtores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores envolvidos na produção e defesa sanitária vegetal.
Serão três tardes de intenso conteúdo, sendo o primeiro dia voltado para tratar sobre as políticas públicas pertinentes a fitossanidade, a atuação dos governos Federal e Estadual na defesa sanitária vegetal. O segundo dia vai tratar de temas voltados ao Manejo integrado de pragas e controle biológico. No terceiro dia a temática será o controle de doenças.
Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck destaca que o simpósio é uma maneira encontrada pela equipe de discutir as ações e demandas do setor agrícola para a Sustentabilidade da Fitossanidade no MS, além de difundir conhecimentos e promover a troca de informações e experiências.
Confira a programação que será totalmente transmitida pelo Facebook da Semagro.
07/12
Política de Sustentabilidade para Defesa Sanitária Vegetal em MS – Jaime Verruck (titular da Semagro)
Programas de Defesa Sanitária Vegetal, Sistemas de Vigilância, Trânsito Nacional e Internacional e Rastreabilidade – Carlos Goulart (MAPA)
Avanços na Defesa Sanitária Agropecuária com aplicação de tecnologia BI (Business Intelligence) – Daniel Ingold (Presidente Iagro)
08/12
MIP em grandes áreas agrícolas: da implantação ao sucesso – Luiz Eduardo da Rocha Pannuti (SLC Agrícola)
Controle Biológico: Situação Atual e Perspectivas – Eliana Maria Gouveia Fontes (Embrapa)
Gargalos do Controle Biológico no Brasil: Como mudar este cenário? – José Roberto Postali Parra (ESALQ)
09/12
Controle Fitossanitário via pulverização aérea – Uma abordagem tecnológica – Marcelo Drescher (SINDAG)
OGMs – Manejo de Resistência – Patrick Marques Dourado (BAYER)
Controle Alternativo de Doenças – Sandra Vigo (IAPAR)