Visando melhorar a produtividade nas lavouras, a Embrapa Agropecuária Oeste realiza a Tecnofam de 11 a 13 de maio, em Dourados, município-sede da instituição. Durante o evento serão disponibilizados tecnologias e conhecimentos que poderão melhorar a produtividade de áreas de lavouras e de pastagens, além de aumentar a eficiência das experiências agropecuárias.
A Tecnofam está na segunda edição e o Serviço Nacional de Aprendizado Rural – Senar/MS é um dos parceiros na realização do evento, trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início deste ano. O foco principal é a agricultura familiar, mas o evento também atenderá médios e grandes produtores. A expectativa da organização é de 1.500 participantes.
Serão apresentadas alternativas tecnológicas e arranjos de sistemas de produção, maquinários, implementos e equipamentos e discussão de suas funcionalidades. São tecnologias que abordam diversas áreas, como irrigação, leite, forrageiras para suplementação animal, mandiocultura, horticultura, aquaponia, entre outras.
A programação inclui atividades tecnológicas a campo pela manhã; oficinas práticas abordando temas estratégicos, à tarde; “Dedo de Prosa”, atividade com apresentação de experiências e discussão com outros grupos de interesse, no início da tarde; e mostras permanentes durante todo o evento.
O objetivo da Embrapa Agropecuária Oeste é consolidar a Tecnofam como principal evento tecnológico para a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul. “Percebemos que existe um espaço enorme para desenvolver a agricultura familiar em Ciência & Tecnologia e que devemos investir nesta área para construirmos a programação de pesquisa e de transferência de tecnologias”, afirma o pesquisador Guilherme Asmus, chefe-geral da instituição.
A primeira edição aconteceu em 2014 e participaram cerca de 1.200 pessoas, vindas de 64 municípios, sendo 58 de Mato Grosso do Sul; três do Paraná; um de São Paulo; um do Rio Grande do Sul; e um da Bahia.
Segundo o pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, uma das novidades do evento é a mostra de tecnologias e máquinas específicas para a agricultura familiar. “Além das atualizações tecnológicas, queremos promover a troca de experiências entre agricultores familiares, ajudar a identificar problemas e priorizar demandas tecnológicas e de conhecimentos”, explica.
Além do Senar/MS, a Tecnofam 2016 também conta com apoio de outras instituições do Estado, como a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer, Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária – Semafes, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Imasul, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar – Sepaf, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS e outras unidades da Embrapa.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul