Campo Grande (MS) - O secretário da Semagro, Jaime Verruck, e o secretário adjunto Ricardo Senna, receberam os prefeitos de Coxim, Edilson Magro, de Taquarussu, Clóvis Nascimento, e de Guia Lopes da Laguna, Jaime Scarpini, em reuniões separadas na manhã desta segunda-feira (5). A primeira reunião foi com o prefeito de Taquarussu em que se discutiu a estruturação da estação ecológica do município.
“Foi apresentado o projeto com algumas alterações para que possamos avaliar, junto ao Imasul, a manutenção da Estação Ecológica de Taquarussu, que é importante sob o ponto de vista da biodiversidade e quanto ao ICMS Ecológico. Relatei ao prefeito as tratativas feitas junto à Itaipu, quando eu e o governador estivemos visitando a empresa, visando o acesso de Taquarussu ao Paraná. A diretoria da Itaipu autorizou a realização dos estudos para implantação de uma ligação entre Mato Grosso do Sul e o Paraná naquele ponto, com uma ponte sobre o rio Paraná”, disse Verruck.
Com o prefeito de Coxim, o assunto foi o fechamento da unidade da JBS naquele município. No dia 25 de junho a empresa começou os trâmites para encerrar as atividades. Verruck demonstrou preocupação por ser a empresa grande geradora de empregos na cidade. “Temos conversado com a diretoria da JBS para ver a possibilidade de manter as atividades, mas até o momento não nos sinalizaram que seja possível nem apresentaram outra alternativa.”
Já com o prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jaime Scarpini, foi discutido apoio à Agricultura Familiar naquele município. “Apresentamos a ele as emendas de bancada que temos para apoiar aquela região, também tratamos da possibilidade de fazer alguma intervenção no rio Santo Antonio que tem problemas de assoreamento. O prefeito identificou isso e veio nos procurar, encaminhamos o caso à Agraer para fazer um levantamento das possíveis interações.”
Scarpini também citou a conclusão da obra de pavimentação de acesso ao frigorífico Brasil Global, custeada com recursos do Pro Desenvolve, programa coordenado pela Semagro. Foram investidos R$ 1,3 milhão na obra. “Trata-se de uma iniciativa importante para manter as atividades da empresa que gera muitos empregos naquele município”, disse Jaime.
Publicado por: João Prestes