O secretário de Estado de Meio Ambiente, Dsenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck, participou ontem (06) de agendas com o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, e a delegação de empresários suíços para debater oportunidades de negócios entre os países. Na primeira reunião, na Federação das Indústrias de Ms, ele esteve acompanhado do vice-presidente da Fiems, Crosara Jr e do senador Nelsinho Trad. Na parte da tarde a delegação suíça esteve reunida com o governador do Estado Eduardo Riedel e secretários.
Segundo o secretário Jaime Verruck, o objetivo foi estreitar relações comerciais com a Suíça, que tem uma das principais indústrias de alimentos do mundo, além de possuir um forte sistema bancário, capaz de auxiliar em financiamentos e investimentos necessários, é estratégico.
O embaixador salientou o crescimento econômico do Estado e a presença Suíça no Brasil, com mais de 500 empresas e 85 mil empregos, como fatores determinantes para estreitar os negócios.
O secretário Jaime Verruck garantiu que os investidores suíços podem olhar para Mato Grosso do Sul como uma oportunidade para remunerar seu capital para novos investimentos. “Esse movimento realizado pela Federação das Indústrias e o governo caminha na busca da internacionalização do Estado, tanto na captação de investimento quanto na busca de novos mercados”.
Parcerias
Na agenda da tarde, o governador, Eduardo Riedel, recebeu o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzari, e o cônsul-geral da Suíça em São Paulo, Pierre Hangmann, além do CEO do escritório de negócios integrado ao Consulado Geral da Suíça em São Paulo, Hans Aebi, e um grupo de representantes de cinco grandes empresas suíças que possuem negócios no Brasil.
“Com foco no desenvolvimento econômico, com olhar especial para a infraestrutura e logística, e assim criando um ambiente propício para investimento privado, o Mato Grosso do Sul cresce alinhado com as necessidades dos setores produtivos. Mas também com o cuidado ambiental e social que são tão importantes. Espero que estava visita dos representantes da Suíça, e os empresários de diversas áreas nas quais o Estado tem interesse pela qualidade, conhecimento e nível de investimento que pode ser feito, dê frutos positivos”, afirmou Riedel.
A delegação de representantes do governo suíço, identificou oportunidades de investimento e crescimento em Mato Grosso do Sul, com áreas de interesse similares em infraestrutura, saneamento básico, mobilidade urbana e inovação.
A Suíça mantém com o Brasil, não só relações comerciais, mas tecnológicas e de preservação ambiental. No ano passado, o país europeu assinou acordo de doação para o Fundo Amazônia, uma das principais fontes de financiamento de ações de proteção ao meio ambiente na região. O primeiro aporte foi de R$ 30 milhões.
Rosana Siqueira, da Semadesc com assessoria da Fiems e Comunicação do Governo MS
Fotos – Bruno Rezende (capa), Fiems (interna)